domingo, 10 de fevereiro de 2008

ALIMENTAÇÃO ITAL

Informaçãoes e sugestões para quem quer assumir em sua vida uma alimentação que respeite seu corpo e o meio em que vive: vegetariana, integral e orgânica.

mande sua contribuição para: omeganya@gmail.com

Nessa postagem entontra os textos:

  • Cristo fala da alimentação VIVA
  • Algumas razões para ser vegetariano/E por que o homem e a mulher Rastafari não comem carne?
  • Alguns vídeos que podem contribuir para o estudo e aprendizado da alimentação vegetariana
  • Os açucares: danos e benefícios



Cristo fala da alimentação VIVA:


E era no leito de um rio onde muitos enfermos jejuavam e oravam com os anjos de Deus durante sete dias e sete noites. E grande foi sua recompensa, pois seguiam as palavras de Jesus. E ao acabar o sétimo dia, todas suas dores lhes abandonaram. E quando o sol se levantou sobre o horizonte da terra, viram que Jesus vinha até eles desde a montanha, com o esplendor do sol nascente ao redor de sua cabeça.

“A paz esteja convosco”

E eles não disseram uma palavra, senão que somente se prostaram ante ele e tocaram o bordão de sua vestidura em agradecimento por sua cura.

“Não me deis as graças a mim, senão a vossa Mãe Terrestre, a qual vos enviou seus anjos sanadores. Ide, e não pequeis mais, para que nunca volteis a conhecer a enfermidade. E deixai que os anjos sanadores sejam vossos guardiões.”

Porém eles lhe contestaram: “Aonde iremos, Mestre? Pois em ti estão as palavras da vida eterna. Diz-nos quais são os pecados que devemos evitar, para que nunca mais conheçamos a enfermidade.”

Jesus respondeu: “Assim seja segundo vossa fé”, e se sentou entre eles dizendo:

“Foi dito a aqueles dos tempos antigos: “Honra a teu Pai Celestial e a tua Mãe Terrestre e cumpre seus mandamentos, para que seus dias sejam numerosos sobre a terra.” E logo se lhes disse o seguinte mandamento: “Não matarás”, pois Deus dá a todos a vida e o que Deus dá não deve o homem arrebatar. Pois em verdade vos digo que de uma mesma Mãe se procede quanto vive sobre a terra. Portanto quem mata, mata a seu irmão. E de ele se afastará a Mãe Terrestre e retirará seus valores vivificadores. E se apartarão dele seus anjos e Satã terá sua morada em seu corpo. E a carne dos animais mortos em seu corpo se converterá em sua própria tumba. Pois em verdade vos digo que quem mata, mata a si mesmo, e quem come a carne de animais mortos come do corpo da morte. Pois cada gota de seu sangue se mescla com a sua e a envenena; sua respiração é um fedor; sua carne se enche de furúnculos; seus ossos se convertem em gesso; seus intestinos se enchem de decomposição; seus olhos se enchem de crostas; e seus ouvidos, de ceras. E sua morte será a sua própria. Pois somente no serviço de vosso Pai Celestial são vossas dívidas de sete anos perdoadas em sete dias. Enquanto que Satã não os perdoa nada e deveis pagar-lhe tudo. Olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé, queimadura por queimadura, ferida por ferida, vida por vida, morte por morte. Pois os custo do pecado é a morte. Não mateis, nem comeis a carne de vossa inocente presa, não seja que vos convertais em escravos de Satã. Pois esse é o caminho dos sofrimentos e conduz à morte. Senão façai a vontade de Deus, de modo que seus anjos os sirvam no caminho da vida. Obedecei, portanto, as palavras de Deus:

“Mirai, vos hei dado toda herva que leva semente sobre a face de toda a terra, e toda árvore, na qual há o fruto de uma semente que dará a árvore. Este será vosso alimento. E a todo animal da terra, e a toda ave do céu, e a todo o que se arrasta sobre a terra, onde se encontra o alento da vida, dou toda erva verde como alimento. Também o leite de tudo que se move e que vive sobre a terra será vosso alimento. Assim como a eles lhes hei dado toda erva verde, assim dou a vós o seu leite. Porém não comeis a carne, nem o sangue que a aviva. E em verdade demandarei vosso sangue que brota com força, e em vosso sangue é que se encontra vossa alma. Demandarei todos os animais assassinados e as almas de todos os homens assassinados. Pois eu o Senhor eu Deus sou um Deus forte e zeloso, castigando a iniqüidade dos pais sobre os filhos até a terceira e quarta geração de aqueles que me odeiam, e mostrando misericórdia aos milhares de aqueles que me amam e cumprem meus mandamentos. Ama ao Senhor teu Deus com todo coração, com toda tua alma e com todas tuas forças; este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é este: “Ama a teu próximo como a ti mesmo.” Não há mandamento mais grande que estes.”
(...)
E outro disse então: “Moisés, o maior de Israel, consentiu a nossos antepassados comer a carne de animais limpos, e só lhes proibiu a carne dos animais impuros. Porque, então, nos proíbes a carne de todos os animais? Que lei vem de Deus, a de Moisés ou a tua?”
E Jesus respondeu: “Deus disse, através de Moisés, dez mandamentos a vossos antepassados. “Estes mandamentos são rigorosos”, disseram vossos antepasados e não puderam cumprí-los. Quando Moisés viu isto, teve compaixão de sua gente e não quis que se perdessem. Em verdade vos digo que se vossos antepassados houvessem sido capazes de seguir os dez mandamentos de Deus, Moisés não haveria tido nunca necessidade de seus dez vezes dez mandamentos. Pois aquele cujos pés são fortes como a montanha de Sião, não necessita muletas; enquanto que aquele cujos membros fraquejam, chegam mais longe com muletas que sem elas. (...)
E todos estavam assombrados com sua sabedoria, e lhe pediam: “Continua, Mestre, e nos ensina todas as leis que podemos receber.”
E Jesus continuou: “Deus ordenou a vossos antepassados: “Não matarás”. Porém seus coração estava endurecido e mataram. Então, Moisés desejou que pelo menos não matassem homens, e lhes permitiu matar os animais. E então o coração de vossos antepassados se endureceu mais ainda, e mataram homens e animais por igual. Mas eu vos digo: Não mateis nem a homens nem a animais, nem sequer o alimento que leveis à vossa boca. Pois se comeis alimento vivo, o mesmo os vivificará; porém se matais vosso alimento, a comida morta vos matará também. Pois a vida vem só da vida, e da morte vem sempre a morte. Porque tudo que mata vossos alimentos, mata também vossos corpos. E tudo quanto mata vossos corpos mata também vossas almas. E vossos corpos se convertem no que são vossos alimentos, igual que vossos espíritos se convertem no que são vossos pensamentos. Portanto, não comais nada que o fogo, o gelo ou a água tenham destruído. Pois os alimentos queimados, congelados ou decompostos queimarão, gelarão e corromperão também vosso corpo. Não sejais como o louco agricultor que semeou em seu campo sementes cozidas, congeladas e decompostas e chegou o outono e seus campos não deram nada. E grande foi sua aflição. Senão sê como aquele agricultor que semeou em seu campo semente viva, e cujo campo deu espigas vivas de trigo, pagando-lhe cem vezes mais pelas sementes que plantou. Pois em verdade vos digo, vivei só do fogo da vida, e não prepareis vossos alimentos com o fogo da morte, que mata vossos alimentos, vossos corpos e também vossas almas.”

“Mestre, onde se encontra o fogo da vida?”, perguntaram alguns deles.

“Em vós, em vosso sangue e em vossos corpos”.

“E o fogo da morte”, perguntaram outros.

“É o fogo que arde fora de vosso corpo, que é mais quente que vosso sangue. Com esse fogo de morte cozinhais vosso alimento em vossas hortas e em vossos campos. Em verdade vos digo que o mesmo fogo destrói vosso alimento e vossos campos como o fogo da maldade que destrói vossos pensamentos e destrói vossos espíritos. Pois vosso corpo é o que comeis, e vosso espírito o que pensais. Não comais nada, portanto, que haja matado um fogo mais forte que o fogo da vida. Preparai, pois, e comei todas as frutas das árvores, todas as ervas dos campos e todo leite dos animais bom para se comer. Pois todas estas coisas o fogo da vida já nutriu e maturou, todas são dons dos anjos de vossa Mãe Terrestre. Mas não comais nada a que só o fogo da morte tenha dado sabor, pois tal é de Satã.

“Como deveríamos cozer sem fogo o pão de cada dia, Mestre?”, perguntaram alguns com desconcerto.

Deixai que os anjos de Deus preparem vosso pão. Umedecei vosso trigo para que o anjo da água o penetre. Coloquei-o então ao ar, para que o anjo do ar lhe abrace também. E deixai-o da manhã à tarde abaixo do sol, para que o anjo da luz do sol desça sobre ele. E a bênção dos três anjos fará com que o gérmen da vida brote em vosso trigo. Triturai então em migalhas e façai finas hóstias, como fizeram vossos antepassados quando partiram do Egito, terra da escravidão. Ponha-as de novo sob o sol e, quando este estiver no seu ponto mais alto no céu, virai-lhes ao contrário para que o anjo da luz do sol lhes abrace também pelo outro lado, e deixai-os assim até que o sol se ponha. Pois os anjos da água, do ar e da luz do sol alimentaram e maturaram o trigo no campo, e eles devem igualmente preparar também vosso pão. E o mesmo sol que, com o fogo da vida, fez com que o trigo crescesse e maturasse, deve cozer vosso pão com o mesmo fogo. Pois o fogo do sol dá vida ao trigo, ao pão e ao corpo. Porém o fogo da morte mata o trigo, o pão e o corpo. E os anjos vivos do Deus Vivo somente servem a homens vivos, Pois deus é o Deus do vivo e não Deus do morto.

“Comei, pois, sempre da mesa de Deus: os frutos das árvores, o grão das ervas do campo, o leite dos animais e o mel das abelhas. Pois tudo mais além disso é de Satã e pelos caminhos do pecado e da enfermidade conduz até a morte. Enquanto que os alimentos que comeis da abundante mesa de Deus dão fortaleza e juventude a vosso corpo, e nunca conhecereis a enfermidade. Pois a mesa de Deus alimentou a Matusalém, o velho, e em verdade vos digo que se vivais como ele viveu, também o Deus do vivo vos dará uma larga vida sobre a terra como a sua.”

“Pois em verdade vos digo que o Deus do vivo é mais rico que todos os ricos da terra, e sua abundante mesa é mais rica que a mais rica das mesas de festa de todos os ricos da Terra. Comei, pois, durante toda vossa vida na mesa de nossa Mãe Terrestre, e nunca conhecereis a necessidade. E quando comais em sua mesa, comei tudo tal como se faz na mesa da Mãe Terrestre. Não cozinheis nem mescleis todas as coisas umas com as outras, ou vossos intestinos se converterão em lodaçais fumegantes. Pois em verdade vos digo que isto é abominável aos olhos do Senhor.”

“E não sejais como o servente avarento que comia sempre a ração de outros. E tudo devorava e mesclava em sua gula. E vendo aquilo, seu senhor se encolerizou e lhe expulsou da mesa. E quando todos acabaram sua comida, mesclou o quanto restou na mesa e chamou ao servente guloso, e lhe disse: “Toma e come isso junto aos porcos, pois teu lugar está entre eles, e não em minha mesa.”

“Tenha-o em conta portanto, e não profaneis com todo tipo de abominações o templo de vossos corpos. Contentai-vos com dois ou três tipos de alimentos, que sempre encontrareis na mesa de nossa Mãe Terrestre. E não desejeis devorar tudo quanto vejais ao seu redor. Pois em verdade vos digo que se misturais em vosso corpos todos tipo de alimento, então cessará a paz em vosso corpo e se desatará em vós uma guerra interminável. E se aniquilará vosso corpo como as hortas dos reinos que, divididos entre si, asseguram sua própria destruição. Pois vosso Deus é o Deus da paz, e nunca ajuda a divisão. Não levanteis pois contra vós a cólera de Deus, para que ele não vá expulsar-vos de sua mesa e não vos vejais obrigados a ir à mesa de Satã, onde o fogo dos pecados, da enfermidade e da morte corromperá vossos corpos.”

E quando comais, não comais até não poder mais. Fugi das tentações de Satã e escutai a voz dos anjos de Deus. Pois Satã e seu poder os tentarão sempre a que comais mais e mais. Porém vivei pelo espírito e resite aos desejos do corpo. E que vosso jejum compraza sempre aos anjos de Deus. Assim que tomai conta de quanto haveis comido quando vos sintais saciados e comei sempre menos de uma terceira parte disso.

“Que o peso de vosso alimento diário não seja menor que o de uma mina, porém vigiai que não exceda de duas. Então vos servirão sempre os anjos de Deus, e nunca caireis na escravidão de Satã e de suas enfermidades. Não obstaculizeis as obras dos anjos em vosso corpo comendo pouco muitas vezes ao dia. Pois em verdade vos digo que quem come mais de dez vezes diárias faz a obra de Satã. E os anjos de Deus abandonam seu corpo e rapidamente Satã toma conta dele. Comei tão somente quando o sol esteja no mais alto dos céus, e de novo quando se ponha. E nunca conhecereis a enfermidade, pois isso encontrará aprovação aos olhos do Senhor. E se desejais que os anjos se comprazam em vosso corpo e que Satã vos evite de longe, sentai então uma só vez ao dia à mesa de Deus. E então serão numerosos vossos dias sobre a terra, pois isto é grato aos olhos do Senhor. Comei sempre quando seja servida ante vós a mesa de Deus, e comei sempre daquilo que encontreis sobre a mesa de Deus. Pois em verdade vos digo que Deus sabe bem o que vosso corpo necessita e quando o necessita.”

“Com a chegada do mês de Iyar comei cevada; com o mês de Sivan comei trigo, a mais perfeita das ervas que dão semente. E que vosso pão de cada dia seja feito de trigo, para que o senhor cuide de vossos corpos. Com o mês de Tammuz comei a uva ácida, para que vosso corpo desnutra e Satã o abandone. No mês de Elul, recorrei à uva para que seu sumo vos sirva de bebida. No mês de Marcheshvan recorrei à uva doce, atenuada e seca pelo anjo da luz do sol, para que aumente vossos corpos e que os anjos do Senhor morem neles. Deveis comer os figos cheios de sumo nos meses de Ab e de Shebat, e os que sobrem que o anjo da Luz do Sol vos guarde. Comei-os com os frutos durante todos os meses em que as árvores dão frutos. E as ervas que brotam depois da chuva, comei-as durante o mês de Thebet, para purificar vosso sangue de todos vossos pecados. E no mesmo mês começai também a beber o leite de vossos animais, pois para eles deu o Senhor as ervas dos campos, para que eles alimentassem ao homem com seu leite. Pois em verdade vos digo que felizes são aqueles que comem só na mesa de Deus, e renunciam a todas as abominações de Satã. Não comais alimentos impuros trazidos de países longínquos, senão comei sempre quanto produzirem vossas árvores. Pois vosso Deus sabe bem o que vos é necessário, e onde e quando. E ele dá a todos os povos de todos os reinos os alimentos melhores para cada um deles. Não comais como os pagãos, que
arrebatam com pressa, profanando seus corpos com todo tipo de abominações."
(Trecho do Evangelho Essênio da Paz)



Algumas razões para ser vegetariano:

Hoje há mais cabeças de gado do que pessoas no mundo, sem falar nos frangos.

A maior parte da agricultura de monocultura não é voltada para a alimentação humana, mas para a alimentação de animais que servirão pra consumo humano. Os grãos que poderiam ser usados para alimentar populações famintas são usados para alimentar animais que por sua vez alimentarão uma pequena parte privilegiada da população.

Tanto a criação de animais, quanto a monocultura agrícola para alimentação deles causa grandes, imensos, danos e abalos ecológicos, contando ainda com a contribuição dos gases liberados pelas fezes dos gados que, devido a sua quantidade nunca vista, também geram grandes danos.

Além dos danos ecológicos, as grandes empresas e latifúndios responsáveis pela criação de animais e monocultura de grãos, usurpam as terras de comunidades tradicionais como de indígenas e quilombolas.

Os animais que servirão de alimento para humanos (ou outro animais na forma de ração) são escravizados e nascem e morrem somente para usufruto do homem. Tem sua vida dominada e manipulada pelo homem a seu "benefício". Vivem em locais onde mal podem se mexer não tendo um mínimo de dignidade em sua vida. E isso inclui o consumo de leite, e o consumo de ovos. Bezerros são desmamados e assassinados para que o homem possa consumir o leite de suas mães e apreciar sua carne macia (vitela). Os pintinhos têm seus bicos cortados para que não agridam os responsáveis por sua manipulação e nem se agridam mutuamente e até comam uns aos outros (resultado do estresse de sua forma de vida e da ingestão de hormônios).

Tanto gados como frangos recebem uma imensa dose de hormônios para que cresçam rápido, alterem as partes mais apreciadas, ou produzam mais leite, no caso das vacas leiteiras. Além do que os grãos de suas rações são transgênicos e em seu plantio é usado uma grande quantidade de agrotóxicos.

Ao ingerir carne, leite e ovos, portanto, está:
  • incentivando o destrato e descaso com os animais;
  • ingerindo estresse, agrotóxicos, hormônios e alimentos geneticamente modificados;
  • dando sua contribuição para o desequilíbrio ecológico;
  • dando sua contribuição para o extermínio das comunidades tradicionais;
  • dando sua contribuição para a fome no mundo

Tudo isso apenas para sustentar um gosto, um paladar que aprecia morte.

O homem não precisa da proteína animal, o homem não precisa ingerir leite a não ser o de SUA PRÓPRIA MÃE! Tudo o que precisamos pra nossa alimentação e nutrição encontra-se nos vegetais.

Nosso corpo é um templo, não um cemitério.


E por que o homem e a mulher Rastafari não comem carne?

Rastafari é vida, não morte.

Rastafari é AMOR por toda a criação. Se ingere carne não ama as futuras gerações, não ama as outras espécies, não ama outros humanos, não ama o planeta e não ama a SI PRÓPRIO.

Rasta é o retorno ao princípio. Se for estudar as escrituras, verá que o homem-mulher, no princípio, assim como os outros animais, só comiam VEGETAIS!

"E disse JAH: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento."(Gênesis: 1:29)

E assim será também no dia do Retorno:

"E morará o lobo com o cordeiro, e o leopardo com o cabrito se deitará, e o bezerro, e o filho de leão e o animal cevado andarão juntos, e um menino pequeno os guiará. A vaca e a ursa pastarão juntas, seus filhos se deitarão juntos, e o leão comerá palha como o boi."(Isaías 11:6-7)


Vivemos de acordo com a criação e em harmonia com ela! Pois somos criaturas criadoras, parte e extenção do Pai e Mãe da Criação.
(texto Luísa Benjamim)



Alguns vídeos que podem contribuir para o estudo e aprendizado da alimentação vegetariana:

"A carne é fraca" (documentário brasileiro sobre a alimentação vegetariana):

Você Bebe Leite? 28 Coisas que Você Deveria Saber:





Os açucares: danos e benefícios:


Açúcar refinado: é processado a partir do melado de cana ou do
Açúcar refinado: é processado a partir do melado de cana ou do açúcar mascavo. O produto, que inicialmente é marrom, recebe adição de gás sulfídrico e outras substâncias químicas para ficar claro. Nesse processo, o açúcar refinado perde vitaminas e sais minerais. O açúcar branco é o resultado de um processamento químico que retira da garapa a sacarose branca e adiciona produtos químicos – desconhecidos em sua maioria, sendo que aditivos como clarificantes, antiumectantes, precipitadores e conservantes pertencem a grupos químicos sintéticos muitas vezes cancerígenos e sempre danosos à saúde. Devemos considerá-lo como um produto quimicamente ativo, pois, sendo o resultado de uma síntese química e um produto concentrado. Quando são retiradas da garapa e do mascavo suas fibras, proteínas, sais minerais, vitaminas etc, resta apenas o carboidrato, pobre, isolado, razão pela qual devemos considerar o açúcar como um produto químico e não um alimento.

Açúcar mascavo: extraído da cana de açúcar, não passa por processo de refinamento, mantendo assim as vitaminas e sais minera
is. O açúcar mascavo contém proteínas, gordura, cálcio, fósforo, ferro, vitamina B1
, B2, niacina, vitamina C, sódio, potássio, magnésio, cobre e zinco, enquanto o açúcar refinado contém 0 (zero) desses nutrientes, e ainda rouba o estoque de minerais do organismo para ser digerido e absorvido.

Açúcar demerara: é um tipo de açúcar cristal, mas mais escuro porque não sofre processo de branqueamento. Apresenta valores nutricionais similares ao açúcar mascavo.

Açúcar orgânic
o: no plantio da cana não são usados adubos nem fertilizantes químicos. O processo de industrialização é livre de cal, enxofre, ácido fosfórico, folímetro e outros elementos adicionados ao produto refinado. Além disso, a embalagem do produto é biodegradável. Tem valores nutricionais similares ao mascavo.

Frutose: é extraída das frutas e muitas vezes do milho. A frutose fornece a mesma quantidade de calorias que o açúcar refinado. A grande diferença é o seu "poder de adoçar", 33% maior que o açúcar comum.

Em 100 gramas de açúcar encontramos:


Refinado
Mascavo e demerara
Orgânico
Frutose
Energia
387 kcal
376 kcal
399 kcal
400 kcal
Carboidratos
99,90g
97,30g
99,3g
n/d
Vitamina B1
0mg
0,010mg
n/d
n/d
Vitamina B2
0,020mg
0,010mg
n/d
n/d
Vitamina B6
0mg
0,030mg
n/d
n/d
Cálcio
1,0mg
85mg
n/d
n/d
Magnésio
0mg
29mg
n/d
n/d
Cobre
0,040mg
0,300mg
n/d
n/d
Fósforo
2mg
22mg
n/d
n/d
Potássio
2mg
346mg
n/d
n/d
Proteína
n/d
n/d
0,5%
n/d
Fonte: Profª Dra. Sonia Tucunduva Philippi

Repare que entre o açúcar refinado e os ditos naturais (mascavo, demerara, orgânico e frutose) a energia fornecida é praticamente a mesma. A grande diferença é que os naturais têm vitaminas e minerais e não passam por processos químicos, o que é ótimo para o organismo. Por isso as nossas sugestões de receitas proporão o uso destas alternativas mais saudáveis.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

EFEITOS DECORRENTES DA INGESTÃO DIÁRIA DE AÇUCAR BRANCO:
· Perda lenta e constante de magnésio: infecções, câncer.
· Perda lenta e constante de cálcio: cáries, osteoporose.
· Precipitação e retenção de sais de cálcio: arteriosclerose.
· Perda lenta e constante de vitaminas do complexo B, zinco e cromo: baixa imunidade, câncer de próstata e diabetes.
· Formação de placas bacterianas no sulco gengival: doença periodontal.
· Acidificação constante do sangue: o organismo rouba cálcio dos ossos para neutralizar essa acidificação; desequilíbrio imunológico.
· Perturbação do metabolismo glicídio: hiperglicemia, depressão e diabetes.
· Perturbação do metabolismo lipídico: obesidade e arteriosclerose.
Fontes:
-Dr. Marcio Bontempo e Dra. Sandra Regina Nogueira

Contribuição de Sista Dani









2 comentários:

  1. Sou muito grata pelas informações.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada. Ajudou muito! :D

    ResponderExcluir

* * * * * * * * Projeto Omega Nyahbinghi * * * * * * * *

O Projeto Omega Nyahbinghi visa ressaltar o aspecto Omega (feminino) do Nyahbinghi.

Nyahbinghi representa VIDA. Princípio sem fim. Representa o retorno à vivência original, a resistência a toda a opressão e dominação, a tudo que nos desvia do caminho da Verdade. A maior representação da Vida é a batida do coração. Nas celebrações Rastafaris os tambores africanos representam através de seus toques a batida do coração-Vida-Nyahbinghi.

Assim, esse projeto consiste em ressaltar e fortalecer o feminino da vivência Rastafari, em elevar e destacar a Mulher Original – Rainha Omega I!

Esse projeto se faz importante pelo grande desconhecimento existente, em especial no Brasil, do que é e de quem é a Mulher Rastafari, e a que essa expressão se refere. O que acaba passando a impressão, para muitos, de que Rastafari é um Movimento especialmente masculino, quando não machista, o que não é uma verdade.

Omega Nyahbinghi é um projeto desenvolvido por Sistas Rastafaris no Brasil.

Objetivos:

Difundir e vivenciar, onde estivermos, os ensinamentos, vida e exemplo de Sua Majestade Imperial Imperatriz Menen I, em Seu aspecto Alfa e Omega, ao lado de Sua Majestade Imperial Imperador Haile Selassie I, Respeito, Equilíbrio, Amor.

Amar a JAH acima de todas as coisas e Amar ao próximo como a nós mesmos: Eu&Eu em JAH RASTAFARI

Ações:

SUSTENTABILIDADE

EDUCAÇÃO

SAÚDE

MÚSICA



Apoiadores e parceiros do Projeto Omega Nyahbinghi:

A Voz do Morro avozdomorro.blogspot.com

Beto Era betotatoo.blogspot.com/

Classe D fotolog.com/classe_d

Cultural Rasta Brasil

Davi Amen daviamen.blogspot.com/

Editora Deriva deriva.com.br

Instituto Cultural Congo Nya

Kalimbaria kalimbaria.blogspot.com

Kalimbaria Musical kalimbariamusical.blogspot.com

Leandro Sega fotolog.com.br/sega122znrj

Marcos Costa Graffiti spraycabuloso.blogspot.com

Mario Bands mariobands.blogspot.com/

Radio Praia do Pontal http://webradiopraiadopontal.blogspot.com.br/

Ras Felipe

Ras Sansão myspace.com/rassansao

Renê Dalton renedalton.com

Revista Negarit facebook.com/pages/Revista-Negarit

Roots Ativa rootsativa.blogspot.com/

Silvana Coelho fotolog.com.br/sicaracoladona

Wallace Bidu wallacebidu.blogspot.com