quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

ANTI-RACISMO

Preto no Branco:

Rastafari, Deus da Humanidade e de Toda a Criação


Associação Cultural Nova Flor

Projeto Omega Nyahbinghi


“Os motivos do homem e seus desejos egoístas de perseguir exclusivamente seus próprios e individuais interesses, falhando assim em sua tarefa divina de seguir o objetivo da unidade de todos, são testemunhas da fraqueza da natureza humana, e constitui o maior obstáculo para a unidade de todos os cristãos, a qual nós procuramos. Por quanto tempo nós, que somos discípulos do Senhor Jesus Cristo e que somos ensinados pela mesma Bíblia Sagrada, continuaremos divididos entre nós mesmos? (...) Nós, cristãos que vivemos pela fé de Cristo, a cabeça e o pilar nos quais a igreja foi fundada, não podemos escapar da responsabilidade de trabalharmos pela paz mundial, e de assegurar a igualdade para todos os homens criados por Deus. Não podemos falhar no nosso dever, sendo meras testemunhas do espetáculo da humanidade, privando as criaturas de Deus, por sua cor ou por sua pobreza, dos benefícios e bênçãos que são direitos de todos os homens, e que estão sofrendo em agonia, postos de lado da existência humana. (...) Que Deus nosso Criador, o ajudante e guia iluminado de todos nós, dê a você Sua sabedoria, que em você deve render frutos para Sua glória. Nós sinceramente desejamos a você todo o sucesso e oramos para que Deus o leve a unidade, pela qual todos os cristãos de todo o mundo esperam ansiosamente.”

SMI Imperador Haile Selassie



Saudações em Nome do Mais Alto JAH! Rei Alpha Rainha Omega, aos quais enviamos Graças e Louvores continuamente com Amor, temor e submissão!



“E criou Rastafari o Homem à sua Imagem, à imagem de Rastafari, o criou, homem e mulher, os criou.” (Gênesis: 1:27)


Podemos dizer com convicção que Rastafari não criou a raça branca e não criou a raça negra, ele criou uma só raça, a raça humana, para que pudessemos viver na verdadeira harmonia, na verdadeira unidade, na verdadeira união.


Com o advento do pecado, surge toda a divisão social que a humanidade pôde presenciar.


Sabemos que nossos antepassados sofreram de forma inimaginável e que nossos irmãos foram torturados além do que alguém com o coração puro pode imaginar. Mas, essa é a verdade. Hoje, nós, de pele preta ainda sofremos com a discriminação. Ainda existem aqueles que destratam o próximo devido à pigmentação da pele. Isso não provém de JAH!


Somos nós, pretos, que continuamos vivendo nos guetos e favelas. Sujeitos às balas perdidas e às doenças públicas. Sendo que entre os pretos, a mulher é aquela que sofre mais discriminação, exclusão e opressão, dentro desse sistema, sendo vítima cotidiana da violência física e psicológica em seus locais de trabalho, pelas ruas, ou mesmo dentro de seu próprio lar, e internamente, por ela mesma, em função da falta de auto-estima, como se o fato de ser mulher preta, a colocasse na mais baixa escala social da dignidade.


No século XIX as teses que defendiam o Poligenismo (poli significa muitos, e genismo significa origem), começam a ser formuladas com pretensão científica. O poligenismo tinha como defesa que a humanidade poderia ser dividida em várias raças distintas, as quais seriam tratadas de forma hierárquica, contrariando assim a palavra de RastafarI, em Gênesis 1:27. Vale ressaltar que essa teoria não tem provas científicas, assim como a teoria da evolução, caiu por terra, pois Rastafari é o Deus dos mistérios.

Surge a partir daí o racismo científico dando início às teorias científicas das raças e as teorias racistas da babilônia, que justificavam a escravização dos africanos e futuramente viriam a sustentar o racismo institucional de Estado, como no caso do Brasil, no incentivo à imigração européia, política explicitamente incentivada para 'clareamento' da população.


O racismo é o que permite crer que há pessoas que são mais humanas que outras. Esse sentimento faz com que possamos olhar pra uma pessoa e a consideramos como uma coisa menor, desqualificando-a, o que permite que possamos a explorar, agredir, excluí-la de diretos, pagar um salário ínfimo, dar sobra de alimentos, alimentos estragados, etc, tudo que pode ser dispensado a pessoas de segunda ou terceira categoria.


Podemos ver claramente que a discriminação e exploração vieram na bagagem européia. E a Real e verdadeira educação nos afasta disso. Quem renasce em RastafarI passa a fazer parte de um corpo restaurado pela misericórdia de Deus. Yeshua Emanuel I Selassie I Jah RastafarI. E todas as vendas colocadas em nossos olhos pelo sistema babilônico caem como a mentira.


“Acima de tudo, a Etiópia é dedicada ao princípio da igualdade para todos os homens, não importando as diferenças de raça, cor ou credo. Como nós não praticamos ou permitimos qualquer tipo de discriminação dentro de nossa nação, nós nos oporemos a ela aonde quer que for encontrada. Como nós garantimos a cada um o direito de venerar a quem quer que seja, nós denunciamos a política que coloca homem contra homem nos assuntos religiosos. Como nós estendemos a mão da irmandade universal para todos, sem nos importarmos com raça ou cor, nós condenamos qualquer ordem política ou social que distinga as crianças de Deus na maior parte de Seu território.”

(SMI Imperador Haile Selassie)


Para restaurar a aliança perdida com JAH, o equilíbrio e harmonia da criação, devemos praticar os mandamentos divinos. Da mesma forma que Moisés explicou ao povo de seu tempo como praticar os mandamentos enviados por JAH, Marcus Mosiah Garvey ensinou como praticarmos isso nesse tempo. O Honorável Profeta nos fala em justiça, direitos e REPATRIAÇÃO. No contexto de segregação e exclusão raciais em que vivemos, justiça e direitos estão ligados à restituição do que foi tirado. Direito à educação, saúde, habitação. Direito a ser tratado como pessoas dignas, soberanas e conhecedoras de sua própria história, para poderem realizar plenamente o ideal de repatriação.


Um dos pilares do movimento Rastafari é exatamente a prática da Justiça, e a Justiça só é praticada quando deixamos de lado toda a forma de opressão a qual a educação européia implantou na cabeça do nosso povo.


Repatriação é um retorno pleno às origens, às raízes, ou seja, ao seio de Mama África. E como será possível retornar à África se as práticas de racismo estão acontecendo dentro do movimento RastafarI? Isso já não deveria ter sido abominado?


Parece-nos estranho, já que quando renascemos em RastafarI todos os preconceitos (conceitos formados antecipadamente e sem fundamento) caem por terra naturalmente. Quando aceitamos RastafarI, podemos ver como mais clareza essas injustiças serem praticadas a todo instante, pois RastafarI nos tirar toda a trave dos nossos olhos para que possamos ver e sentir o quanto a sua mensagem e ensinamentos foram modificados.


Tais práticas não estão de acordo com os ensinamentos de Sua Majestade e vão contra a palavra de nosso Criador e Redentor JAHOVA.


"Ame a JAH acima de todas as coisas, e ame ao próximo como a ti mesmo"

(JAHOVA JAH RASTAFARI!)


A Real Repatriação anunciada e buscada é completada na rejeição de tudo que o sistema babilônico nos desensinou e deseducou. Quando continuamos julgando e selecionando pela cor da pele; quando continuamos dizendo que há seres (humanos ou não) superiores e inferiores, estamos agindo de acordo com o ‘mundo’, e não de acordo com JAH, com as raízes de Mãe África:


“Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de JAH permanece para sempre.” (1João: 2: 15-17)


A Real Educação no Amor de JAH, no Amor de Emanuel, Cristo Vivo é o Amor incondicional por toda a criação sem qualquer distinção.


RastafarI não é seu epitélio e nem suas guedelhas. RastafarI é a verdade, é a revelação... é JAH !


“Existe um Deus e nós acreditamos Nele. Não é uma pessoa, nem um ser físico. Ele é um espírito e Ele é a inteligência universal. (...) É a inteligência do homem que é como Deus, mas a sua inteligência é apenas uma partícula unitária da inteligência universal de Deus... Todas as inteligências unitárias do universo compõem Deus que é o conjunto de toda a inteligência, portanto, nenhum homem pode ser tão grande quanto Deus, pois ele é apenas uma unidade e Deus é o todo." (Marcus Mosiah Garvey)


No reino de JAH não entrará quem estiver com mente carnal.


Se continuarmos sendo tratados como ‘negros’ pelo sistema babilônico, o tempo todo seremos limitados e desrespeitados por critérios fenotípicos, excluídos do acesso aos recursos públicos e privados do que o sistema oferece. Mas EU&EU deve saber que assim como anunciou o Honorável Profeta Garvey, já recebemos a libertação e a redenção no Messias Preto, que retornou com um Novo Nome, como Rei dos Reis e Senhor dos Senhores, Leão Conquistador da Tribo de Judah, que veio e quebrou todas as correntes da discriminação e da opressão. EU&EU irmãos de pele preta não somos mais escravos, ou mesmo povo sofrido, sofredor, ou excluído, pois fomos coroados como Reis e Rainhas Africanos, governantes e autoridades sobre uma Nação Livre, digna de sua própria história e fé. O Leão e a Leoa foram coroados como nossos redentores, e são Eles nossos Rei e Rainha, general, pastor, chefe, cabeça, Deus em carne, vivo, caminhando no meio de nós.


A Supremacia Preta buscada e vivenciada não se trata de inversão de papeis raciais, de poder de uma raça sobre outra. Se trata de reconhecer a supremacia da Origem Africana sobre todos os povos habitantes sobre a terra, todas as espécies, seres viventes, como tendo origem no continente Africano. Que todas as ricas diferenças fenotípicas dentro da raça humana se originaram de Um Adão e Uma Eva Pretos. Se trata de reconhecer que o começo da civilização humana teve início no continente preto. Que as passagens bíblicas foram relatadas e vividas em solo africano, por pessoas de pele escura, Etíopes. Mas principalmente, se trata de uma inversão de valores morais que organizam a vida. Se trata de rejeitar tudo do ocidente branco e assumir a supremacia dos valores africanos pretos nas EU&EU vidas, de Amor, respeito, coletividade e unidade. Por isso branco e preto, nesse sentido, são símbolos, expressados em cores, de supremacia, que não se restringe à carne, mas a valores e forma de vida.


Dessa forma, quando persistimos em falar em brancos e pretos em carne, em uma separação racial, e agir de forma distintiva, estamos praticando a supremacia preta, ou reproduzindo valores ocidentais brancos? Ou quando falamos em igualdade, sem agir no foco do problema que atingem nossos irmãos de pele escura, agimos com Amor, respeito ou coletividade?


Aqueles que simplesmente falam em igualdade sem agir de forma prática a promovê-la, ou aqueles que se recusam a conviver com pessoas de outra cor de pele, ou pré-julgam por esse critério, estão desonrando a luta pelos direitos civis dos povos pretos, que desde que saíram de Mãe África lutam pelo dia em que todos pudessem ter acesso aos mesmos recursos e pudessem freqüentar os mesmos espaços e conviver sem distinção, podendo conviver e falar sobre quaisquer assuntos, pela promoção e construção de uma única luta e destino. Para muito além da ascensão do povo preto, a luta dos movimentos sociais afro-descendentes sempre foram pelo fim da discriminação por raça e cor:


"Eu tenho um sonho que um dia esta nação se levantará e viverá o verdadeiro significado de sua crença - nós celebraremos estas verdades e elas serão claras para todos, que os homens são criados iguais... Agora é o tempo para erguer nossa nação das areias movediças da injustiça racial para a pedra sólida da fraternidade. Agora é o tempo para fazer da justiça uma realidade para todos os filhos de Deus." (Martin Luther King JR)


"Vou me unir a qualquer um, de qualquer cor, desde que você queira mudar a miséria dessa Terra." (Malcom X)


Mas se a babilônia nos trata como ‘brancos’, nos deseduca, nos privilegia, nos faz crer que somos melhores, mais inteligentes ou dignos por sermos ‘brancos’, a solução não é dizer que o “preto”, ou pessoas de outra cor são iguais a nós. Que dignidade conferimos aos pretos ao dizer que eles são tão medíocres quanto os ‘brancos’? O como solucionamos o problema da segregação racial, da exclusão de direitos e a dívida histórica quando simplesmente dizemos que somos todos iguais, mesmo que a babilônia continue a nos tratar diariamente de forma diferente? EU&EU defende que aqueles que possuem sua pele clara, que receberam privilégios por isso na sua deseducação e no local que ocupam dentro do sistema, mas que realmente receberam a revelação do Messias Africano como Redentor de suas vidas, que se disponham e doem suas vida pela Real educação Africana, inserida em um contexto cosmológico, cultural e sóciopolítico Africano. E mais, apóiem qualquer reivindicação que vise à restituição de direitos àqueles que descendem de grupos escravizados, e que ainda hoje são tratados e selecionados por critérios de cor, traços e texturas de cabelos, assim como trabalhe pela sua ascensão econômica, educacional e valorização de auto-estima. Assim como ensinou o Honorável Profeta Marcus Mosiah Garvey.


Independente das categorias da babilônia, JAH vê e ama a todos como filhos e filhas. Portanto EU&EU rejeita essas categorias e se assume como Rastafaris, ou seja, a nova raça, que supera todas essas coisas, e renasce no Amor do Messias, para estabelecer o Novo Tempo:


"Nós devemos olhar primeiro para o Todo Poderoso Deus, que criou o homem acima dos outros animais e o presenteou com a inteligência e a razão. Nós devemos por nossa fé Nele, para que Ele não nos deixe e nem permita que destruamos a humanidade que Ele criou à Sua imagem.

Nós devemos olhar para dentro de nós mesmos, nas profundezas de nossas almas. Nós devemos nos tornar algo que jamais fomos e para o qual nossa educação, experiência e ambiente nos prepararam.

Nós temos que nos tornar maiores do que jamais fomos. Mais corajosos, maiores em espírito e mais largos no olhar. Nós devemos nos tornar membros de uma nova raça, superando o preconceito e obedecendo não às nações, mas aos nossos companheiros homens na comunidade humana."

(SMI Imperador Haile Selassie)


O Homem e a Mulher Rasta são representações em carne de Sua Majestade Imperial Haile Selassie e Sua Majestade Imperial Menen, por isso devem agir como Reis e Rainhas dignos, com Amor de Pai e Mãe sobre os seus filhos e filhas, dando orientação e educando na Verdade aqueles que têm sede, e que estão perdidos nas confusões do sistema. Fazem isso com doação e abdicação. Aqueles que persistem a estarem atados nas correntes de categorias babilônias, ou aqueles que detêm o conhecimento Rastafari e usam para seus próprios fins, não são dignos em usar o Nome de Rastafari ou nem mesmo pronunciar Seu Santo Nome.


EU&EU dá glória a JAH por Sua revelação e por permitir o renascimento em carne e espírito no Amor de Emanuel.


Sejamos profetas que anunciam as Boas Novas e O Nome de JAH RASTAFARI sem temer.


“E parai de ser modelado segundo esse sistema de coisas, mas sede transformados por reformardes a vossa mente a fim de provardes a vós mesmos a boa e aceitável e perfeita vontade de JAH” (Romanos 12:2)



Rastafari Vive e Reina para Todo o Sempre. Selá!!!

Haile Selassie é O Caminho.

Imperatriz Menen, O Exemplo!


Sista Dina Lopes

Sista Daniele Mirlan

Sista Luísa Benjamim

2 comentários:

  1. impressionante o trabalho de voces,completo e verdadeiro,obras divinas que aqui fazem

    salve

    JAH guia


    Ras André

    ResponderExcluir
  2. interessante, gostei muito
    keep doing it
    Força, luck in your live, you deserve

    Ginz

    ResponderExcluir

* * * * * * * * Projeto Omega Nyahbinghi * * * * * * * *

O Projeto Omega Nyahbinghi visa ressaltar o aspecto Omega (feminino) do Nyahbinghi.

Nyahbinghi representa VIDA. Princípio sem fim. Representa o retorno à vivência original, a resistência a toda a opressão e dominação, a tudo que nos desvia do caminho da Verdade. A maior representação da Vida é a batida do coração. Nas celebrações Rastafaris os tambores africanos representam através de seus toques a batida do coração-Vida-Nyahbinghi.

Assim, esse projeto consiste em ressaltar e fortalecer o feminino da vivência Rastafari, em elevar e destacar a Mulher Original – Rainha Omega I!

Esse projeto se faz importante pelo grande desconhecimento existente, em especial no Brasil, do que é e de quem é a Mulher Rastafari, e a que essa expressão se refere. O que acaba passando a impressão, para muitos, de que Rastafari é um Movimento especialmente masculino, quando não machista, o que não é uma verdade.

Omega Nyahbinghi é um projeto desenvolvido por Sistas Rastafaris no Brasil.

Objetivos:

Difundir e vivenciar, onde estivermos, os ensinamentos, vida e exemplo de Sua Majestade Imperial Imperatriz Menen I, em Seu aspecto Alfa e Omega, ao lado de Sua Majestade Imperial Imperador Haile Selassie I, Respeito, Equilíbrio, Amor.

Amar a JAH acima de todas as coisas e Amar ao próximo como a nós mesmos: Eu&Eu em JAH RASTAFARI

Ações:

SUSTENTABILIDADE

EDUCAÇÃO

SAÚDE

MÚSICA



Apoiadores e parceiros do Projeto Omega Nyahbinghi:

A Voz do Morro avozdomorro.blogspot.com

Beto Era betotatoo.blogspot.com/

Classe D fotolog.com/classe_d

Cultural Rasta Brasil

Davi Amen daviamen.blogspot.com/

Editora Deriva deriva.com.br

Instituto Cultural Congo Nya

Kalimbaria kalimbaria.blogspot.com

Kalimbaria Musical kalimbariamusical.blogspot.com

Leandro Sega fotolog.com.br/sega122znrj

Marcos Costa Graffiti spraycabuloso.blogspot.com

Mario Bands mariobands.blogspot.com/

Radio Praia do Pontal http://webradiopraiadopontal.blogspot.com.br/

Ras Felipe

Ras Sansão myspace.com/rassansao

Renê Dalton renedalton.com

Revista Negarit facebook.com/pages/Revista-Negarit

Roots Ativa rootsativa.blogspot.com/

Silvana Coelho fotolog.com.br/sicaracoladona

Wallace Bidu wallacebidu.blogspot.com