quinta-feira, 2 de setembro de 2010

ANO NOVO E CALENDÁRIO ETÍOPE

MELKAM ADDIS AMET LEHULACHIM
(Feliz Ano Novo para todos nós)


Tempo e datas em Ithiopia


Enkutatash ou Ano Novo na Ithiopia (Etiópia) é comemorado em 11 de setembro, segundo o calendário ocidental ou gregoriano. A Ithiopia ainda segue o calendário Juliano Ortodoxo, que consiste de 12 meses de 30 dias e um mês 13, Pagume, de cinco ou seis dias, dependendo se é ou não um ano bissexto. O calendário Ithiopie é de sete anos e oito meses de atraso do calendário gregoriano, assim setembro de 2010 é Meskerem de 2003 em Ithiopia.

A maneira Ithiope de medir o tempo também é diferente do Ocidente. O relógio começa a funcionar na hora 6:00 e vai até 18:00. Portanto 8h em tempo ocidental seria 2h no tempo Ithiope.

Pela Ithiopia estar perto do equador, o sol se levanta em torno de 00:30 no tempo Ithiope e se põe em torno de 12:45, à noite (6:45 no equivalente ocidental) durante todo o ano. Ithiopia está 3 horas à frente do GMT (Tempo Médio de Greenwich).


Os anos passam num ciclo de quatro anos com os nomes dos Evangelhos, com o ano de João ou Yohannes sendo o ano bissexto.

Meskerem: 11 de setembro
Tikimt: 11 de outubro
Hidar: 10 de novembro
Tahsas: 10 de dezembro
Tir: 09 de janeiro
Yakatit: 08 de fevereiro
Maggabit: 10 março
Miyazya: 09 de abril
Ginbot: 09 de maio
Sene: 08 de junho
Hamle: 08 de julho
Nehasa: 7 de agosto
Pagume: 07 de setembro


Enkutatash - Ano Novo

Enkutatash é um festival importante na vida dos Ithiopes. Após três meses de chuvas intensas o sol sai, criando um ambiente claro, belo e doce. Os campos das terras altas se transformam em ouro, quando as margaridas Meskal florescem. Há flores perfumadas por toda a parte, e há abundância de alimentos

Quando Makeda, a Rainha de Sabá, voltou à Ithiopia depois de sua famosa visita ao Rei Salomão, seus chefes a receberam com congratulações dando-lhe Enku ou "jóias".
Enkutatash, que significa "presente de jóias", tem sido celebrado desde então na primavera. Meskerem é visto como um mês de transição entre o ano velho para o novo. É um momento para expressar as esperanças e sonhos para o futuro.


Celebrações Ortodoxa do Enkutatash


A maior celebração religiosa está na igreja do século 14 Yohannes Kostete na cidade de Gaynt na região de Gondar. Por três dias os sons dos salmos, sermões, orações e hinos podem ser ouvidos como procissões coloridas de boas-vindas ao Ano Novo. Há uma grande festa mais perto Addis Abeba, a capital, na Igreja Ragual na montanha Entoto.

Costumes Enkutatash


Na véspera de Ano Novo, tochas de folhas secas e madeiras agrupados sob a forma de altos e grossos paus também são incendiados em frente às casas acompanhado do canto de jovens e velhos. Logo no início da manhã, todos vão à igreja vestindo roupas tradicionais da Etiópia. Após a Igreja, há uma refeição familiar de Injera (pão achatado) e Wat (cozido).

Grupos de crianças carregam e apresentam uma erva especial chamada de Engicha, misturada com Adey Abeba (perfumadas flores silvestres), com elas vão de casa em casa cantando a tradicional canção hoy Abebaye (Oh Minha Flor!). As meninas vão cantando músicas de Ano Novo e os meninos dão imagens que desenharam, em troca de presentes, tais como dabbo (pão caseiro), e moedas. Depois de receber os presente, as crianças abençoam o doador, dizendo: "Que o Deus Todo-Poderoso abençoe com longa vida!".

Na tarde da noite, os membros da família ascendem suas tochas e levatam-nas no ar, enquanto outros correm em volta da casa e tocam o chão com suas tochas, acompanhados por Ululation*. Nesta cerimônia se espanta os anos velhos, com seus espíritos velhos, e se dá boas-vindas ao novo.

No início da manhã no dia de Ano Novo, as famílias vão ao rio para tomar banho. Acredita-se que a água de Ano Novo é água benta que limpa os espíritos do mal que pudessem estar na comunidade no ano que passou. Com um corpo limpo e espírito
novo, as pessoas colocam a roupa nova e preparam uma festa.

À noite, as famílias convidam uns aos outros para almoçar ou jantar, e bebem tella, uma cerveja tradicional etíope, e uma cerimônia de café se segue. Enquanto os mais velhos discutem as suas esperanças para o Ano Novo, as crianças vão gastar as moedas que ganharam.

No final da cerimônia, anciãos abençoam as crianças e os outros membros da família, o que marca o fim da celebração do Ano Novo etíope.



Em tempos mais recentes também se tornou usual para os moradores da cidade, enviarem uns aos outros cartões de cumprimentos de Ano Novo, em vez dos mais tradicionais buques de flores.


Tradução livre de Sistah Luísa de:
http://www.rastaites.com/Ethiopia/newyear.htm e Sistren Ites vlume4, Issue 09-10, Setembro,Outubro de 2007.

* Ululation é um longo e oscilante som de alta-frequência que se assemelha o uivo de um cão ou lobo. É produzido através da emissão de uma voz de alta frequência acompanhada de um rápido movimento da língua, da esquerda para a direita repetidamente na boca, produzindo um som agudo. Este som é comumente utilizado em cerimônias de adoração da Igreja Ortodoxa Etíope.

Um comentário:

* * * * * * * * Projeto Omega Nyahbinghi * * * * * * * *

O Projeto Omega Nyahbinghi visa ressaltar o aspecto Omega (feminino) do Nyahbinghi.

Nyahbinghi representa VIDA. Princípio sem fim. Representa o retorno à vivência original, a resistência a toda a opressão e dominação, a tudo que nos desvia do caminho da Verdade. A maior representação da Vida é a batida do coração. Nas celebrações Rastafaris os tambores africanos representam através de seus toques a batida do coração-Vida-Nyahbinghi.

Assim, esse projeto consiste em ressaltar e fortalecer o feminino da vivência Rastafari, em elevar e destacar a Mulher Original – Rainha Omega I!

Esse projeto se faz importante pelo grande desconhecimento existente, em especial no Brasil, do que é e de quem é a Mulher Rastafari, e a que essa expressão se refere. O que acaba passando a impressão, para muitos, de que Rastafari é um Movimento especialmente masculino, quando não machista, o que não é uma verdade.

Omega Nyahbinghi é um projeto desenvolvido por Sistas Rastafaris no Brasil.

Objetivos:

Difundir e vivenciar, onde estivermos, os ensinamentos, vida e exemplo de Sua Majestade Imperial Imperatriz Menen I, em Seu aspecto Alfa e Omega, ao lado de Sua Majestade Imperial Imperador Haile Selassie I, Respeito, Equilíbrio, Amor.

Amar a JAH acima de todas as coisas e Amar ao próximo como a nós mesmos: Eu&Eu em JAH RASTAFARI

Ações:

SUSTENTABILIDADE

EDUCAÇÃO

SAÚDE

MÚSICA



Apoiadores e parceiros do Projeto Omega Nyahbinghi:

A Voz do Morro avozdomorro.blogspot.com

Beto Era betotatoo.blogspot.com/

Classe D fotolog.com/classe_d

Cultural Rasta Brasil

Davi Amen daviamen.blogspot.com/

Editora Deriva deriva.com.br

Instituto Cultural Congo Nya

Kalimbaria kalimbaria.blogspot.com

Kalimbaria Musical kalimbariamusical.blogspot.com

Leandro Sega fotolog.com.br/sega122znrj

Marcos Costa Graffiti spraycabuloso.blogspot.com

Mario Bands mariobands.blogspot.com/

Radio Praia do Pontal http://webradiopraiadopontal.blogspot.com.br/

Ras Felipe

Ras Sansão myspace.com/rassansao

Renê Dalton renedalton.com

Revista Negarit facebook.com/pages/Revista-Negarit

Roots Ativa rootsativa.blogspot.com/

Silvana Coelho fotolog.com.br/sicaracoladona

Wallace Bidu wallacebidu.blogspot.com