terça-feira, 3 de janeiro de 2012

NYAHBINGHI

História Africana e a Ordem Nyahbinghi


Durante os primeiros anos de ocupação européia em África, Nyahbinghi era uma ordem revolucionária dedicada a expulsar os europeus de África, para preservar a integridade espiritual e cultural da forma de vida ancestral Africana. Apesar de pouco se conhecer publicamente sobre a Ordem, os irmãos e irmãs Nyahbinghi se destacavam por sua aparência Real, um comportamento com orgulho, e uma postura intransigente contra a supremacia branca em qualquer aspecto.


É importante ressaltar que, desde seu início, Nyahbinghi tem sido Pan-Africana em seu escopo, com filiais existentes conhecidas em Uganda, Nigéria, Angola, Sudão, Quênia, etc. Em1928 as forças coloniais britânicas proibiram Nyahbinghi, acusando a ordem de traição contra a coroa Inglesa. Muitos irmãos e irmãs Nyahbinghi foram encarcerados e/ou executados em cativeiro. Nesse período, o Imperador Haile Selassie I, então conhecido como Ras Tafari, regente do Império Etíope, deu à Nyahbinghi um lar permanente na Etiópia, enquanto que no resto da África colonial, a ordem passou à clandestinidade. Em 1930, pouco antes de Sua coroação Imperial, Ras Tafari tornou-se o Comandante Supremo dos Nyahbinghi e deu à ordem o lema, ‘MORTE AOS INIMIGOS DA RAÇA AFRICANA!’


Desde aquele tempo, sob o comando constante de Sua Majestade, Nyahbinghi tem evoluído até converter-se em uma encarnação militante moderna da antiga irmandade Etíope da Bahtawi (Nazareno), conhecida n

a Bíblia como a Ordem de Melquisedec (Malik Zadek), na qual as funções de sacerdote, profeta e rei,

estão unidas em uma só pessoa. É um testemunho para a mente sábia de que Sua Eterna Majestade Haile Selassie I colocou sobre Nyahbinghi o poder e a responsabilidade da libertação total e definitiva de África e da humanidade.


Nyahbinghi foi levada à Jamaica por nosso amado ancião Irmão Leonard Howell [Gong Guru Maragh], que viajou à América, Europa e África, e evocou a Nyahbinghi para se unir aos irmãos Rastas contra o racismo e a brutalidade policial. O fogo da Groundation Nyahbinghi, agora arde em todo o mundo com o lema de “Morte ao opressor branco e negro”.



O fogo Nyahbinghi está aberto a todos os Etíopes (Negros), mas a adesão requer um estrito "batismo de fogo", ao qual nem todos podem sobreviver. A congregação Nyahbinghi de fiéis é a pedra angular da fé Rastafari, mantendo o Bahtawi/pacto Nazareno e a integridade da vida eterna. Nyahbinghi continua defendendo vigorosamente e perseguindo as intenções originais de Supremacia Preta, Repatriação, Re-unificação Africana, cultura Ital(Vital/Viva) e Um Amor Preto.


Nyahbinghi está atualmente preparando o Groundation Teocrático para o governo perfeito do Eterno Cristo Haile Selassie I

(ver 2 João: 7, Revelação: 21:6)


Todos os louvores e glória devida a SMI. Nyahbinghi! Uma África Agora! Ras Tafari!


(Esse extrato foi primeiramente publicado pela Ordem Nyahbinghi para um comunicado de imprensa em relação ao Racionamento Nacional Rastafari de 1994 realizado em Nova York)


Tradução Luísa Benjamim


http://ithiopiani.webs.com/nyahbinghiexplained.htm


Um comentário:

  1. oi eu queria saber se parar ser um rasta tem que participar do Nyahbinghi e se sim aonde?

    ResponderExcluir

* * * * * * * * Projeto Omega Nyahbinghi * * * * * * * *

O Projeto Omega Nyahbinghi visa ressaltar o aspecto Omega (feminino) do Nyahbinghi.

Nyahbinghi representa VIDA. Princípio sem fim. Representa o retorno à vivência original, a resistência a toda a opressão e dominação, a tudo que nos desvia do caminho da Verdade. A maior representação da Vida é a batida do coração. Nas celebrações Rastafaris os tambores africanos representam através de seus toques a batida do coração-Vida-Nyahbinghi.

Assim, esse projeto consiste em ressaltar e fortalecer o feminino da vivência Rastafari, em elevar e destacar a Mulher Original – Rainha Omega I!

Esse projeto se faz importante pelo grande desconhecimento existente, em especial no Brasil, do que é e de quem é a Mulher Rastafari, e a que essa expressão se refere. O que acaba passando a impressão, para muitos, de que Rastafari é um Movimento especialmente masculino, quando não machista, o que não é uma verdade.

Omega Nyahbinghi é um projeto desenvolvido por Sistas Rastafaris no Brasil.

Objetivos:

Difundir e vivenciar, onde estivermos, os ensinamentos, vida e exemplo de Sua Majestade Imperial Imperatriz Menen I, em Seu aspecto Alfa e Omega, ao lado de Sua Majestade Imperial Imperador Haile Selassie I, Respeito, Equilíbrio, Amor.

Amar a JAH acima de todas as coisas e Amar ao próximo como a nós mesmos: Eu&Eu em JAH RASTAFARI

Ações:

SUSTENTABILIDADE

EDUCAÇÃO

SAÚDE

MÚSICA



Apoiadores e parceiros do Projeto Omega Nyahbinghi:

A Voz do Morro avozdomorro.blogspot.com

Beto Era betotatoo.blogspot.com/

Classe D fotolog.com/classe_d

Cultural Rasta Brasil

Davi Amen daviamen.blogspot.com/

Editora Deriva deriva.com.br

Instituto Cultural Congo Nya

Kalimbaria kalimbaria.blogspot.com

Kalimbaria Musical kalimbariamusical.blogspot.com

Leandro Sega fotolog.com.br/sega122znrj

Marcos Costa Graffiti spraycabuloso.blogspot.com

Mario Bands mariobands.blogspot.com/

Radio Praia do Pontal http://webradiopraiadopontal.blogspot.com.br/

Ras Felipe

Ras Sansão myspace.com/rassansao

Renê Dalton renedalton.com

Revista Negarit facebook.com/pages/Revista-Negarit

Roots Ativa rootsativa.blogspot.com/

Silvana Coelho fotolog.com.br/sicaracoladona

Wallace Bidu wallacebidu.blogspot.com