domingo, 10 de fevereiro de 2008

SENDO UMA MULHER RASTAFARI

Espaço destinado a textos, depoimentos e experiências relativas à Vivência da Mulher Rastafari




video




Saudações ao todo poderoso


InI

Irmãs o caminho a ser trilhado não é fácil.

Para seguirmos o Rastafari temos que senti-lo e vivenciá-lo todos os dias sem exceções ou abreviações, e sim continuamente com perseverança e garra. No mundo que estamos vivendo é difícil seguir a espiritualidade a todos os momentos pois a tentação está ao nosso lado e até dentro de nós, as pessoas alimentam a vontade carnal do ódio, do preconceito, de querer mal aos irmãos e etc.. temos que ter total concentração em qualquer atitude.

Todos os dias de nossa vida temos provações, como diz na palavra um dia é como se fosse dez mil anos. Tribulação acontece sempre e temos que orar e nos regozijar não deixando que esta passe por cima. “Não foi em vão precisei de coragem, tribulação ti ensina a ser forte.”(banda comercial da lua.) vamos renascer no leão de Judá.

Irmãs as vezes acontecem coisas em nossa vida e não entendemos o porque disso, as vezes achamos que é a vontade de Jah, mas muitas vezes nós procuramos isso, nós transgredimos as leias e vamos sofrer tais conseqüências.

A babilônia não quer saber de mulheres rastafaris, por isso o preconceito e discriminação é muito grande, eles só estão interessados em coisas vãs e inúteis, mulheres prostitutas que mostram seus corpos e se entregam a vários homens, ou seja mulheres que nada que próvem de Jah tem a oferecer, mulheres sem cultura e sem sabedoria que só gastam tempo e dinheiro com coisas inúteis ao invés de educar seus filhos ( até porque com essas atitudes não tem nada a passar para sua cria).

Se alguém lhe ofender de qualquer maneira não faça nada, não agrida com o mesmo retorno, permaneça calada e ore por ela, pois cada um recebe conforme suas obras.

Temos que nos cobrir, nos preservar, nosso corpo é nossa moradia.

Sistas escondidas por todo o mundo apareçam, já está na hora da sociedade ver quem somos, quebraremos as barreiras.

Temos que nos unir, trocar experiências, estudar a palavra e nos ajudarmos umas as outras, com união há um progresso forte, não devemos ficar paradas, fazendo projetos e objetivos. Temos que nos dedicar a muitas coisas, trabalhos manuais, estudos culturais, medicinais e etc, não podemos depender do sistema, pois, se dependermos de tal podemos adoecer e morrer porque eles não ligam para ninguém, só querem o mal de seus integrantes.

O apego deve ser somente em Jah Jah que está continuamente nos confortando, nos iluminando e principalmente guiando, ele é o guia.

Não devemos ficar preocupados com quantidade financeira, pobreza ou riqueza, a verdadeira riqueza é aquela que aumenta com a distribuição. Buscai primeiro o reino de Jah e tudo lhe será concedido.

Ultimamente ando vendo que muitos irmãos e irmãs não são iguais, verdadeiros a todos os momentos. Isso acontece mais com as mulheres, dependendo do lugar mudam de atitude, falam coisas que não vivenciam e nem sabe o que se trata mais falam para mostrar algo, para mostrar que são “importantes”, tratam o irmão bem e pelas costas ta com raiva, desejando o mal. Eles fazem um papel. Dentro da própria família acontece muito quando primos, tios etc, se reúnem, contam mentiras e fazem imagem de riqueza, entre muitas outras coisas inúteis, para mostrarem que são “alguma coisa” sendo que tudo isso é vão nada nos acrescenta. Temos que ser verdadeiras, ser nós mesmas, independente do lugar que estamos e com quem estamos, ou seja a todos os momentos temos que ser os mesmos. Eu acho muito ruim ver isso ver isso mas é o que acontece com a maioria das pessoas que acham que tem que ter uma “posição na sociedade”. Temos que desejar que a visão e o coração dessas pessoas vejam a vida como ela é. Não podemos alimentar esse tipo de sentimento ( falsidade) pois se alimentarmos quem perde com isso é somente nós mesmos. Tais pessoas voam como a palha.

Vamos valorizar nossos maridos, nossos irmãos, nossa família, nosso coração, nossa vida, vamos caminhar em direção a sião, aqui é uma passagem, uma provação.

As irmãs que ainda não tem uma família constituída digo marido e filhos, não se apressem nem se aflingam pois Jah tem planos, temos que ficar pacientes e quietas que virá.

E você sista que não segue o Rastafari mas gostaria, feche seus olhos e chame a Jah o fogo vivo com muita fé e convicção do que quer e ele te atenderá, ti iluminará e ajudará a seguir o caminho espiritual e a abnegar tudo que provém da babilônia. Somos Rainhas temos que nos valorizar.

“você vai ver, vai perceber, vai entender Eu EU&EU EU&JAH.”

Omega love

RastafarI

Louvai ao senhor.

Sista Sayo (Distrito Federal-Brasil)





“E, não seja o vosso adorno o trançado externo dos cabelos e o uso de ornamentos de ouro ou o trajar de roupa exterior, mas seja a pessoa secreta do coração, na vestimenta incorruptível dum espírito quieto e brando, que é de grande valor aos olhos de Deus”. 1 Pe 3 : 3-4



"Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis. O coração do seu marido está nela confiado; assim ele não necessitará de despojo. Ela só lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida. Busca lã e linho, e trabalha de boa vontade com suas mãos. Como o navio mercante, ela traz de longe o seu pão. Levanta-se, mesmo à noite, para dar de comer aos da casa, e distribuir a tarefa das servas. Examina uma propriedade e adquire-a; planta uma vinha com o fruto de suas mãos. Cinge os seus lombos de força, e fortalece os seus braços. Vê que é boa a sua mercadoria; e a sua lâmpada não se apaga de noite. Estende as suas mãos ao fuso, e suas mãos pegam na roca. Abre a sua mão ao pobre, e estende as suas mãos ao necessitado.Não teme a neve na sua casa, porque toda a sua família traja vestimenta dupla. Faz para si cobertas de tapeçaria; seu vestido é de seda e de púrpura. Seu marido é conhecido nas portas, e assenta-se entre os anciãos da terra. Faz panos de linho fino e vende-os, e entrega cintos aos mercadores. A força e a honra são seu vestido, e se alegrará com o dia futuro. Abre a sua boca com sabedoria, e a lei da beneficência está na sua língua. Está atenta ao andamento da casa, e não come o pão da preguiça. Levantam-se seus filhos e chamam-na bem-aventurada; seu marido também, e ele a louva. Muitas filhas têm procedido virtuosamente, mas tu és, de todas, a mais excelente! Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao JAH, essa sim será louvada. Dai-lhe do fruto das suas mãos, e louvem-na os seus trabalhos até mesmo nos portões."Pr:31: 10 -31



Quem é a Mulher Rastafari?



Quem é a mulher Rastafari? O que ela significa? Existe alguma pessoa como a mulher Rastafari? Se ela vive, onde ela está? Como se sabe tão pouco sobre ela? É por que ela não faz parte da cultura Rastafari? É a mulher Rastafari nada mais do que uma versão de segunda mão do Rastafari?

Estas são algumas perguntas que as pessoas fazem hoje para quem já ouviu falar da mulher Rastafari. Então vamos dar uma breve olhada no que a mulher Rastafari é. Eu estou me baseando no que eu encontrei nos duros golpes da experiência, no que eu tenho visto através da inspiração e no que eu tenho observado como uma jornalista Rastafari, documentando o movimento desde seus primeiros dias até o presente momento.
O Rastafari reconhece a Babilônia como um reino de rainhas prostitutas dominadas por homens ímpios. Sendo assim, a Babilônia não tem nenhum interesse em ter rainhas íntegras como a mulher Rastafari, mas ao invés disso, coloca suas rainhas prostitutas para governar o mundo e levar os inocentes à perversidade. O centro desta poluição espalhada por estas rainhas é a indústria da televisão e dos filmes.

Então, não seria nenhuma surpresa saber que a mulher Rastafari, assim como a Rainha Omega, a legítima Rainha Mãe da Criação, é uma ameaça à Babilônia. Todo Rastafari é filho do Rei Alfa, Pai da Criação e governa com a Mãe, a Rainha Omega, sendo a filha uma continuação da Mãe. Então o mais alto título da mulher Rastafari é Rainha Omega.
A Babilônia tem usado todos os truques para esconder a Rainha Omega do mundo. O principal truque é não deixar a mulher Rastafari chegar ao auge de sua espiritualidade como Rainha Omega e Rainha Africana, Mãe da Terra, a própria Mãe Natureza. Isso aconteceu com a prisão de muitos Rastafari, deixando a mulher desprotegida e provocando a volta para a Babilônia de mulheres que entrarem para a vivência Rastafari no seu início. Além disso, houve uma campanha que levou ao desdém a mulher Rastafari por sua família e sociedade; a recusa de terras para os Rastas e a negação das mulheres e crianças como estabilizadores do movimento.

Os donos de terras, por sua vez, encorajaram o movimento a ser nômade, para desencorajar as mulheres a entrar no movimento e a estabilizá-lo. A desestabilização promovida pela Babilônia promoveu um Rastafari sem laços familiares como a essência do Rastaman – a imagem romântica do profeta/pastor caminhado pelas ruas trazendo o julgamento e o fogo para as pessoas da terra.

A Imperatriz Menen, esposa de Haile Selassie I é a Rainha Omega dentro deste plano. A Rainha Makeda de Sabá é a Rainha Omega de seu tempo assim com foi Maria, mãe de Jesus. O papel da Rainha Omega, a mulher Rastafari, foi resumida por Leonard P. Howell em seu livro “A Chave Prometida” (The Promised Key), escrito com o nome de Gangunguru Maragh. Howell declara: “Rainha Omega, a rainha etíope, é a mulher coroada deste mundo. Ela nos dá o livro das funções dos pólos da Suprema Autoridade. Ela é a Santa Senhora da Criação”.
Howell também registra que depois que o Duque de Gloucester devolveu ao Imperador Haile Selassie I o cetro de ouro puro que havia sido roubado da Etiópia pela Inglaterra pelos ingleses, o duque deu à Rainha Omega “Imperatriz Menen, um cetro de ouro e m
arfim. O cabo era da forma de um ramo de lírios e no topo havia um ramo de lírios florescendo.
A falta de foco na Rainha Omega é em parte devido ao fato que sua representante na terra, a Imperatriz Menen, desapareceu da vida terrena no início da ascensão do movimento. Nunca houve uma declaração universal quando a Imperatriz se retirou dos olhos dos homens da Babilônia. Os escritores modernos acharam mais lucrativo construir uma imagem exótica masculina para levar as mulheres prostitutas a uma desenfreada expectativa da sexualidade dos dreadlocks. Estes escritores não vêem nenhum outro uso da posse da masculinidade exceto para favorecer a sexualidade excessiva e ignorar a presença da Imperatriz no início do movimento.

A influência da Imperatriz Menen no movimento Rastafari durante seu reinado terreno foi muito grande. O Rastafari se dirige à mulher da congregação como Rainha. A mulher Rastafari tem um exemplo feminino como modelo a ser seguido e busca os passos da Imperatriz Menen minuciosamente. O Rastafari vê em cada mulher a Imperatriz Menen e o respeito é grande.

Temos que entender que no mesmo dia que Haile Selassie foi coroado Imperador da Etiópia, a sua Rainha, a Imperatriz Menen, foi coroada Imperatriz da Etiópia e também recebeu as homenagens de 72 nações do mundo. E assim como a coroação de Sua Majestade Imperial simbolizou o homem preto alcançando seu Rei e seu Reino, a coroação da Imperatriz simbolizou a mulher preta alcançando o Reino dela.

O efeito psicológico na mulher preta ao ter uma mulher Africana reinando como Imperatriz com esplendor real e sendo homenageada pelas nações nunca foi enfatizado pelos que supostamente escrevem sobre a cultura Rastafari. Isso nunca pode ser desprezado por aqueles de nós que buscam a mulher na cultura Rastafari.

Para vocês meus irmãos que dão tanto a este povo. Eu mando força Rastafari para vocês que amam a pureza e conhecem a Santidade; que lutam por justiça para todos, eu mando a Jah toda autoridade. Para vocês que conhecem o significado da confiança e do sacrifício e buscam a verdade para que as pessoas possam viver. Filha Rasta seja forte. Os anciãos te chamam para buscá-los. Filha seja feliz, nossas crianças e nossos irmãos precisam do teu amor materno.

Mama Farika Berhane

Anciã Rastafari - 1983

(tradução Sista Nanda)

12 comentários:

  1. Força Omega unida Irmã!
    Estamos todas juntas nessa caminhada linda regada de paz, amor e sensibilidade da mulher Rasta.
    O bem sempre vencerá!

    Selassie I n Menen I vivem em EU%EU
    JAH RASTAFARI

    FORÇA OMEGA!

    Blessed sister

    ResponderExcluir
  2. parabens peo site que jah abençoe vcs assim a nossa cultura não vai acabar somos feitos rastafri.

    ResponderExcluir
  3. jah seja abençoado com a força de todos irmaos e irmas rastafari selassie jah,selassie jah,selassie jah rastafari

    ResponderExcluir
  4. Paz e positividade iee... Viva a Mulher Rasta...
    Viva o Reggae!!!

    ResponderExcluir
  5. mulheres rasta cultura.

    ResponderExcluir
  6. Como estudante, para a disciplina de ensino religioso estou desenvolvendo um trabalho sobre a Cultura Rastafari. Identificando-me com muito do que já li, só peço a Jah que abençoe a cada irmão que se entrega à Ele, e que mande força aos irmãos que seguem uma vida de perdição e não seguem a vontade de Jah, para que assim como eu, possam buscar esta força divina que só Ele pode oferecer. Que Jah os abençoe!

    ResponderExcluir
  7. coração de amor , sim ...
    Mulheres negras , mulheres virtuosas . sim
    mulheres de R .SIM .
    jAH rASTAFARI i ,,,

    ResponderExcluir
  8. nao sei como agir é sou mulher de um rasta podem me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafaela, deixe o seu contato para que possamos ajuda-la. Ou entre em contato pelo email: luisabenjamim@gmail.com Uma boa ajuda para você seria o livro 'Mulher Rastafari', que pode pedir pelo mesmo email.
      JAH abençoe

      Excluir
  9. InI
    Venho conhecido a vivência ja tem quase um ano, e quando ouvimos o chamado, de Jah realmente é com um despertar , começamos a ver o quanto a Babilonia nos induz a fazer coisas que nem percebemos, não é facil, mais quanto mais dificil mais doce sera a vitoria.
    Venham um e todos viver em Retitude<3



    Holy Emmanuel I Selassie I Jah Rastafari

    ResponderExcluir
  10. Estou muito feliz em ter conhecido o site. Vamos juntas lutar contra a babilonia.

    ResponderExcluir
  11. Estudando muito aqui graças a Jah e a quem ele ungiu para dministrar esta pagina! Paz e bem.

    ResponderExcluir

* * * * * * * * Projeto Omega Nyahbinghi * * * * * * * *

O Projeto Omega Nyahbinghi visa ressaltar o aspecto Omega (feminino) do Nyahbinghi.

Nyahbinghi representa VIDA. Princípio sem fim. Representa o retorno à vivência original, a resistência a toda a opressão e dominação, a tudo que nos desvia do caminho da Verdade. A maior representação da Vida é a batida do coração. Nas celebrações Rastafaris os tambores africanos representam através de seus toques a batida do coração-Vida-Nyahbinghi.

Assim, esse projeto consiste em ressaltar e fortalecer o feminino da vivência Rastafari, em elevar e destacar a Mulher Original – Rainha Omega I!

Esse projeto se faz importante pelo grande desconhecimento existente, em especial no Brasil, do que é e de quem é a Mulher Rastafari, e a que essa expressão se refere. O que acaba passando a impressão, para muitos, de que Rastafari é um Movimento especialmente masculino, quando não machista, o que não é uma verdade.

Omega Nyahbinghi é um projeto desenvolvido por Sistas Rastafaris no Brasil.

Objetivos:

Difundir e vivenciar, onde estivermos, os ensinamentos, vida e exemplo de Sua Majestade Imperial Imperatriz Menen I, em Seu aspecto Alfa e Omega, ao lado de Sua Majestade Imperial Imperador Haile Selassie I, Respeito, Equilíbrio, Amor.

Amar a JAH acima de todas as coisas e Amar ao próximo como a nós mesmos: Eu&Eu em JAH RASTAFARI

Ações:

SUSTENTABILIDADE

EDUCAÇÃO

SAÚDE

MÚSICA



Apoiadores e parceiros do Projeto Omega Nyahbinghi:

A Voz do Morro avozdomorro.blogspot.com

Beto Era betotatoo.blogspot.com/

Classe D fotolog.com/classe_d

Cultural Rasta Brasil

Davi Amen daviamen.blogspot.com/

Editora Deriva deriva.com.br

Instituto Cultural Congo Nya

Kalimbaria kalimbaria.blogspot.com

Kalimbaria Musical kalimbariamusical.blogspot.com

Leandro Sega fotolog.com.br/sega122znrj

Marcos Costa Graffiti spraycabuloso.blogspot.com

Mario Bands mariobands.blogspot.com/

Radio Praia do Pontal http://webradiopraiadopontal.blogspot.com.br/

Ras Felipe

Ras Sansão myspace.com/rassansao

Renê Dalton renedalton.com

Revista Negarit facebook.com/pages/Revista-Negarit

Roots Ativa rootsativa.blogspot.com/

Silvana Coelho fotolog.com.br/sicaracoladona

Wallace Bidu wallacebidu.blogspot.com