"Sobe a um alto monte, mensageira de Sião; eleva a tua voz com vigor, mensageira de Jerusalém, eleva a tua voz, e não temas"(Isaías:40:9)
segunda-feira, 23 de julho de 2012
ESTRELA DA MANHÃ
domingo, 1 de abril de 2012
Rainha Makeda da Etiópia

Salomão remetia todo seu poder ao Deus de Israel, enquanto Makeda, mesmo sem conhecê-lO, possuía imensa sabedoria que, segundo Salomão, brotava dela própria.
terça-feira, 31 de janeiro de 2012
EU&EU Criança Rasta
Esta é a versão infantil da Revista EU&EU Realidade Rasta, que tem a intenção de trazer um pouco do Universo Rastafari para as crianças, através de textos, atividades e passatempos educativos.

Colaboração dos artistas: Wallace Bidu, Silvana Coelho e Mario Band
Nessa Edição: África e Africanos, Tambores Nyahbinghi, Mulher Rastafari; Amor e União; Ancestrais importantes de Nossa História; Cuidando da Terra.
Contamos com a colaboração dos artistas: Wallace Bidu, Silvana Coelho, David Amen e Leandro Segga.
quarta-feira, 11 de janeiro de 2012
ADDIS ABABA
A cidade é povoada por pessoas de diferentes regiões da Etiópia, país que possui mais de 80 nacionalidades com 80 idiomas diferentes, com uma grande variedade religiosa também (74.7% da população é Cristão Ortodoxo da Igreja Etíope, 16.2% Muçulmanos, 7.8% Protestantes e o restante divididos em outras fés: católicos, hindus, judeus, etc.)
O local para a cidade de Addis Ababa foi escolhido pela imperatriz Taitu e a c

No entanto, a área imediata não encorajou a fundação de uma cidade, devido à falta de lenha e água, assim o assentamento realmente começou no vale do sul da montanha em 1886. Inicialmente, Imperatriz Taitu construiu uma casa para ela perto do "Filwoha" nascentes de água mineral quente, onde ela e os membros da Corte Real de Showan gostavam de tomar banhos de água mineral. Outros nobres, seus funcionários e suas famílias se estabeleceram na vizinhança, e Menelik expandiu a casa de sua esposa para se tornar o Palácio Imperial, que continua sendo a sede do governo em Addis Ababa até hoje. O nome mudou para Addis Ababa e tornou-se capital da Etiópia, quando Menelik II se tornou Imperador da Etiópia. A cidade cresceu muito desde então.
Em 5 de maio de 1936, as tropas italianas invadiram Addis Ababa durante a Segunda Guerra Ítalo-Abissínia, matando cerca de um milhão de etíopes com gás de mostarda. Depois que o exército italiano foi derrotado na Etiópia pelas forças etíopes com colaboração britânica, o Imperador Haile Selassie voltou a Adis Ababa em 5 de maio de 1941, cinco anos depois do dia que partiu, e imediatamente começou o trabalho de re-estabelecer sua capital.
O Imperador Haile Selassie foi um dos principais colaboradores para a funda

A Etiópia é chamada de berço da humanidade devido aos vários fósseis humanóides descobertos, como o australopitecus Lucy. O nordeste da África, em especial a região de Afar, foi o foco central das alegações recentes

O esqueleto fossilizado, e uma réplica de gesso de Lucy hominídeo primitivo são preservados no Museu Nacional da Etiópia, em Addis Ababa.
Addis Ababa é a sede da Organização das Nações Unidas da Comissão Econômica para a África e a União Africana.
Praça Meskel é uma das praças da cidade, e é o local do festival anual Meskel, no final de setembro, quando milhares se reúnem anualmente em comemoração.
A cidade abriga a Biblioteca Nacional da Etiópia, o Museu Etnológico da Etiópia, o Museu de Addis Ababa, o Museu de História Natural da Etiópia, o Museu Ferroviário da Etiópia e o Museu Nacional dos Correios.
Entre os edifícios mais notáveis se encontram a Catedral de São Jorge, fundada em 1896, que também abriga um museu, é local onde foram corados o Imperador Haile Selassie e Imperatriz Menen em 1930.
Também a Catedral Selassie (Santíssima Trindade), a maior Catedral Ortodoxa Etíope, local de sepultamento da família imperial, e daqueles que lutaram contra os italianos durante a guerra.
Há também o antigo palácio Imperial de Menelik que continua a ser a sede oficial do governo. E o Palácio Nacional anteriormente conhecido como Palácio Jubileu, construído para marcar o Jubileu de Prata do Imperador Haile Selassie, em 1955.
O Teatro Hager Fikir, o teatro mais antigo na Etiópia, está localizado no distrito de Piazza. O Africa Hall está localizado na avenida Menelik II, onde a Comissão Econômica para a África tem a sua sede, bem como a maioria dos escritórios das Nações Unidas na Etiópia. É também o local da fundação da Organização da Unidade Africano (OUA).
Próximo da Catedral da Santíssima Trindade está o edifício do Parlamento, construído durante o reinado do Imperador Haile Selassie, com sua torre de relógio. Ele continua a servir como sede do Parlamento ainda hoje.
No distrito Merkato acontece o que é o maior mercado aberto da África. E também está a impressionante Mesquita Anwar, a maior mesquita da Etiópia.
A Universidade de Addis Ababa foi fundada em 1950 e foi originalm

O transporte público é através de ônibus públicos da Empresa de ônibus Anbessa ou táxis de cor branco com azul. Os táxis são normalmente microônibus que podem acomodar pelo menos doze pessoas. Duas pessoas são responsáveis por cada táxi, o motorista e um weyala que recolhe as tarifas e informa destino do táxi.
A cidade é servida pelo Aeroporto Internacional de Bole, onde um novo terminal foi inaugurado em 2003. Addis Ababa também tem uma ligação ferroviária com a cidade de Djibouti.
* * * * * * * * Projeto Omega Nyahbinghi * * * * * * * *
O Projeto Omega Nyahbinghi visa ressaltar o aspecto Omega (feminino) do Nyahbinghi.
Nyahbinghi representa VIDA. Princípio sem fim. Representa o retorno à vivência original, a resistência a toda a opressão e dominação, a tudo que nos desvia do caminho da Verdade. A maior representação da Vida é a batida do coração. Nas celebrações Rastafaris os tambores africanos representam através de seus toques a batida do coração-Vida-Nyahbinghi.
Assim, esse projeto consiste em ressaltar e fortalecer o feminino da vivência Rastafari, em elevar e destacar a Mulher Original – Rainha Omega I!
Esse projeto se faz importante pelo grande desconhecimento existente, em especial no Brasil, do que é e de quem é a Mulher Rastafari, e a que essa expressão se refere. O que acaba passando a impressão, para muitos, de que Rastafari é um Movimento especialmente masculino, quando não machista, o que não é uma verdade.
Omega Nyahbinghi é um projeto desenvolvido por Sistas Rastafaris no Brasil.
Objetivos:
Difundir e vivenciar, onde estivermos, os ensinamentos, vida e exemplo de Sua Majestade Imperial Imperatriz Menen I, em Seu aspecto Alfa e Omega, ao lado de Sua Majestade Imperial Imperador Haile Selassie I, Respeito, Equilíbrio, Amor.
Amar a JAH acima de todas as coisas e Amar ao próximo como a nós mesmos: Eu&Eu em JAH RASTAFARI
Ações:
SUSTENTABILIDADE
EDUCAÇÃO
SAÚDE
MÚSICA
Apoiadores e parceiros do Projeto Omega Nyahbinghi:
A Voz do Morro avozdomorro.blogspot.com
Beto Era betotatoo.blogspot.com/Classe D fotolog.com/classe_d
Cultural Rasta Brasil
Davi Amen daviamen.blogspot.com/
Editora Deriva deriva.com.br
Instituto Cultural Congo Nya
Kalimbaria kalimbaria.blogspot.com
Kalimbaria Musical kalimbariamusical.blogspot.com
Leandro Sega fotolog.com.br/sega122znrj
Marcos Costa Graffiti spraycabuloso.blogspot.com
Mario Bands mariobands.blogspot.com/
Radio Praia do Pontal http://webradiopraiadopontal.blogspot.com.br/
Ras Felipe
Ras Sansão myspace.com/rassansao
Revista Negarit facebook.com/pages/Revista-Negarit
Roots Ativa rootsativa.blogspot.com/
Silvana Coelho fotolog.com.br/sicaracoladona
Wallace Bidu wallacebidu.blogspot.com
