sábado, 26 de outubro de 2013

COMO SE TORNAR UM RASTA EM 3 PASSOS

O QUE É SER UM RASTA?

Como se tornar um Rasta em 3 passos!

Mesmo depois de alguns anos vivendo nessa linha, buscando esse caminho e essa vivência volta e meia me perguntou “mas o que é ser Rasta afinal?”

Me faço essa pergunta pois vejo tanta coisa, tantas atitudes por vezes contraditórias, tanta informação cruzada, que não tem como não se perguntar. Pior e quando penso: “Mas será que sou Rasta mesmo?” Pois às vezes certas informações vindas de alguns Rastas são tão irreais pra mim que não tem como não pensar isso. Mas graças a JAH, depois de alguns anos, a gente aprende que dentro desse Universo tudo acontece "No mundo tudo tem” e então me lembro de Sua Majestade de onde só provém certeza.

Certa vez, em um documentário, vi um Elder Rastafari falar que o Universo Rastafari é tão diverso que às vezes dois Rastas podem não ter nada em comum, ou quase nada, pois o que faz deles dois serem Rastas é que seguem a Sua Majestade Imperial o Imperador Haile Selassie. Eu tenho esse mesmo pensamento. Para não cair em julgamento, creio que esse seja o único critério para dizer se uma pessoa é ou não Rastafari. Único critério e condição necessária! Ninguém tem direito de anular a identidade de outro, mas alguém dizer que é Rastafari sem conhecer ou aceitar o próprio Ras Tafari em sua vida, é como uma pessoa se dizer Hare Krishina e não saber quem é Krishina, ou “Sou Budista, mas não aceito Buda”, “Me identifico com algumas coisas dos Cristãos mais não aceito Cristo”. Parece absurdo? Só em Rastafari acontece isso? Por quê?

Uns dizem que é por causa do reggae, que a culpa toda é da indústria do reggae. Mas a ‘culpa’ é que as pessoas preferem o simples, o resumido, o empobrecido, preferem não pensar, preferem imitar. Também são acostumadas a não respeitar, a não entender, a não compreender.

Sempre que alguém chega a mim querendo saber sobre Rastafari procuro dizer pra pessoa buscar conhecer sobre Haile Selassie, sobre a Imperatriz Menen, e sempre ter essas referências em suas buscas. Nunca colocar qualquer outra pessoa como sua referência, seja Eu ou qualquer outro Irmão e Irmão, pois certamente se assim fizer irá se decepcionar.

Se você está buscando sobre Rastafari e um irmão ou uma Irmã tentar se colocar pra você como seu guia, desconfie!! Pois exemplos todos somos, mas a ser seguido, se quer ser um Rasta é só Um, ou 3 que se resumem em 1.

Praqueles que buscam uma listinha de 3 regras básicas de como ser Rasta, mesmo sem ainda saber muito sobre Sua Majestade, dou a dica:

  • Amar a Deus sobre todas as coisas de todo o Teu Coração
  • Amar ao próximo como a ti mesmo
  • Fazer o bem e não fazer o mal


Se seguir bem seguido essas 3 regras básicas vai chegar no mesmo lugar!

J

Rastafari!

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Revistas EU&EU Realidade Rasta

O "Eu&Eu Realidade Rasta" teve seu início no ano de 2005 vinculado ao "Congo Nya-RS/Projeto Volta às Raízes" com o objetivo de difundir a Palavra Rastafari em língua portuguesa.

Desde lá, a Revista do Eu&Eu já conta com 8 edições periódicas, e uma edição especial: "Especial Coroação".


As edições periódicas do "Eu&Eu" trazem diversos temas relacionados à vivência Rastafari, procurando passar informação e educar através dos textos. Algumas das séries que já fazem parte de todas as edições são: "Etiópia - Terra de Nossos Pais", que traz histórias e/ou atualidades sobre a nação etíope assim como de toda a África Mãe; "Sua Majestade Imperial fala..." sempre buscando difundir as palvras de Haile Selassie; "Marcus Garvey - Vida e Lições" com ensinamentos e vida do Honorável Profeta; uma parte destinada à Mulher e eventualmente alguma outra notícia, entrevista ou informação referente ao Universo Rastafari.






Especial Coroação




Edições Periódicas


8ª edição



7ª Edição 





6ª Edição


5ª Edição


4ª Edição




3ª Edição



2ª Edição



  1ª edição


* * * * * * * * Projeto Omega Nyahbinghi * * * * * * * *

O Projeto Omega Nyahbinghi visa ressaltar o aspecto Omega (feminino) do Nyahbinghi.

Nyahbinghi representa VIDA. Princípio sem fim. Representa o retorno à vivência original, a resistência a toda a opressão e dominação, a tudo que nos desvia do caminho da Verdade. A maior representação da Vida é a batida do coração. Nas celebrações Rastafaris os tambores africanos representam através de seus toques a batida do coração-Vida-Nyahbinghi.

Assim, esse projeto consiste em ressaltar e fortalecer o feminino da vivência Rastafari, em elevar e destacar a Mulher Original – Rainha Omega I!

Esse projeto se faz importante pelo grande desconhecimento existente, em especial no Brasil, do que é e de quem é a Mulher Rastafari, e a que essa expressão se refere. O que acaba passando a impressão, para muitos, de que Rastafari é um Movimento especialmente masculino, quando não machista, o que não é uma verdade.

Omega Nyahbinghi é um projeto desenvolvido por Sistas Rastafaris no Brasil.

Objetivos:

Difundir e vivenciar, onde estivermos, os ensinamentos, vida e exemplo de Sua Majestade Imperial Imperatriz Menen I, em Seu aspecto Alfa e Omega, ao lado de Sua Majestade Imperial Imperador Haile Selassie I, Respeito, Equilíbrio, Amor.

Amar a JAH acima de todas as coisas e Amar ao próximo como a nós mesmos: Eu&Eu em JAH RASTAFARI

Ações:

SUSTENTABILIDADE

EDUCAÇÃO

SAÚDE

MÚSICA



Apoiadores e parceiros do Projeto Omega Nyahbinghi:

A Voz do Morro avozdomorro.blogspot.com

Beto Era betotatoo.blogspot.com/

Classe D fotolog.com/classe_d

Cultural Rasta Brasil

Davi Amen daviamen.blogspot.com/

Editora Deriva deriva.com.br

Instituto Cultural Congo Nya

Kalimbaria kalimbaria.blogspot.com

Kalimbaria Musical kalimbariamusical.blogspot.com

Leandro Sega fotolog.com.br/sega122znrj

Marcos Costa Graffiti spraycabuloso.blogspot.com

Mario Bands mariobands.blogspot.com/

Radio Praia do Pontal http://webradiopraiadopontal.blogspot.com.br/

Ras Felipe

Ras Sansão myspace.com/rassansao

Renê Dalton renedalton.com

Revista Negarit facebook.com/pages/Revista-Negarit

Roots Ativa rootsativa.blogspot.com/

Silvana Coelho fotolog.com.br/sicaracoladona

Wallace Bidu wallacebidu.blogspot.com