quinta-feira, 23 de abril de 2015

São Jorge Padroeiro da Etiópia


"O que eu finalmente anuncio a vocês, meu povo, é que hoje é um dia de júbilo para todos nós. Hoje é um dia em que nós derrotamos nosso inimigo. Portanto, quando dizemos que vamos todos nos alegrar com os nossos corações, que nossa alegria não seja de nenhuma outra maneira que não seja no espírito de Cristo. Não retribuiremos o mal com o mal. Não se entreguem às atrocidades que o inimigo vem praticando de sua maneira usual, mesmo até o último momento.
Tomem cuidado para não estragarem o bom nome da Etiópia através de atos que são dignos do inimigo. Nós veremos que nossos inimigos foram desarmados e enviados da mesma maneira que vieram. Como São Jorge que matou o dragão é o Santo Padroeiro do nosso exército, bem como dos nossos aliados, nós vamos nos unir com os nossos aliados na amizade eterna, a fim de sermos capazes de enfrentar o ímpio e cruel dragão que foi recentemente ressuscitado, e que é a humanidade opressora. Confio-lhes a considerá-los como um irmão e um amigo e mostrar-lhes gentileza e consideração."
Sua Majestade Imperial o Imperador Haile Selassie (Trecho de discurso proferido no dia 5 de maio de 1941, em celebração à libertação da Etiópia da invasão italiana)

São Jorge
Santo Padroeiro da Etiópia

Como nos mostra as palavras do Nosso Amado Imperador Haile Selassie, no seu discurso acima, São Jorge é padroeiro do exército etíope e também do país. Graças ao seu poderoso auxílio, a Etiópia venceu muitas batalhas. Sem falar da também poderosa proteção do Arcanjo São Miguel, por milhares de anos a Etiópia se manteve guardada e invicta de seus inimigos, graças ao saudoso zelador da Arca da Aliança.

São Jorge, dos céus, envolto por um arco-íris imperial liderou o exército etíope na vitoriosa batalha de Adowa. Essa batalha é muito marcante para os Etíopes, principalmente, mas também para todos os africanos, pois essa batalha travou o crescimento da colonização européia no continente. Antes da batalha, o então Imperador Menelik 2º e suas tropas rezaram para o Santo guerreiro.

São Jorge é muito amado na Etiópia, em cada igreja do país, lá está ele matando o dragão. E foi na Igreja com seu nome, que algumas décadas depois, o Imperador Haile Selassie e a Imperatriz Menen foram coroados em Addis Abeba no dia 2 de novembro de 1930. 


Também recebe seu nome a famosa Igreja em forma de Cruz esculpida em rocha vulcânica abaixo da terra, no século 12, em Lalibela, local no qual se realiza uma grande festa do dia 23 de abril, mesmo dia em que se comemora o dia de São Jorge no Brasil.
Catedral de São Jorge em Addis Abeba
Segundo o site do Conselho da Coroa Etíope, existe uma sociedade chamada: Sociedade Imperial de São Jorge de Lalibela que é dedicada à preservação da história e da dignidade das instituições Salomônicas e da Coroa da Etiópia.
Igreja de São Jorge em Lalibela

“A Sociedade está aberta para pessoas de qualquer nacionalidade, sexo ou religião, e os membros são esperados para apoiar as instituições de caridade da Sociedade através de oblações e doações anuais. Os dias de festa da Sociedade incluem: Dia de São Jorge, 23 de abril, a Páscoa ortodoxa etíope, e o Aniversário de SMI Imperador Haile Selassie I, 23 de julho.” (ethiopiancrown.org)

Apesar de ter sido desconsiderado como santo por um período pela igreja romana, nunca deixou de ser considerado santo pelas Igrejas Cristãs Ortodoxas, nem mesmo por seus fies brasileiros e de outras localidades.
No Brasil o culto a São Jorge é indissociável da devoção ao Orixá Ogum, divindade Africana Nagô, cujo culto é originário da região que hoje é a Nigéria. Ogum é o orixá das guerras, das batalhas, da agricultura e dos metais. É o dono do trabalho, pois tem todas as ferramentas. Defende a Lei e a Ordem. Corajoso e desbravador. É considerado “o vencedor de todas as demandas”.
São Jorge é o santo guerreiro defensor da fé cristã e dos cristãos, inspira a luta, a batalha, a força, mas nunca a opressão, assim como sugere Haile Selassie, no trecho de Seu discurso acima, considere o inimigo seu irmão, aliando-se na luta contra o verdadeiro dragão, no exemplo dos ensinos de Jesus.
Ogunhê!



Batalha de Adowa. 
Envolto com o arco-íris imperial, São Jorge lidera o exército etíope.


Texto Luísa Benjamim
Publicado originalmente na Revista EU&EU Realidade Rasta 8ª edição

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* * * * * * * * Projeto Omega Nyahbinghi * * * * * * * *

O Projeto Omega Nyahbinghi visa ressaltar o aspecto Omega (feminino) do Nyahbinghi.

Nyahbinghi representa VIDA. Princípio sem fim. Representa o retorno à vivência original, a resistência a toda a opressão e dominação, a tudo que nos desvia do caminho da Verdade. A maior representação da Vida é a batida do coração. Nas celebrações Rastafaris os tambores africanos representam através de seus toques a batida do coração-Vida-Nyahbinghi.

Assim, esse projeto consiste em ressaltar e fortalecer o feminino da vivência Rastafari, em elevar e destacar a Mulher Original – Rainha Omega I!

Esse projeto se faz importante pelo grande desconhecimento existente, em especial no Brasil, do que é e de quem é a Mulher Rastafari, e a que essa expressão se refere. O que acaba passando a impressão, para muitos, de que Rastafari é um Movimento especialmente masculino, quando não machista, o que não é uma verdade.

Omega Nyahbinghi é um projeto desenvolvido por Sistas Rastafaris no Brasil.

Objetivos:

Difundir e vivenciar, onde estivermos, os ensinamentos, vida e exemplo de Sua Majestade Imperial Imperatriz Menen I, em Seu aspecto Alfa e Omega, ao lado de Sua Majestade Imperial Imperador Haile Selassie I, Respeito, Equilíbrio, Amor.

Amar a JAH acima de todas as coisas e Amar ao próximo como a nós mesmos: Eu&Eu em JAH RASTAFARI

Ações:

SUSTENTABILIDADE

EDUCAÇÃO

SAÚDE

MÚSICA



Apoiadores e parceiros do Projeto Omega Nyahbinghi:

A Voz do Morro avozdomorro.blogspot.com

Beto Era betotatoo.blogspot.com/

Classe D fotolog.com/classe_d

Cultural Rasta Brasil

Davi Amen daviamen.blogspot.com/

Editora Deriva deriva.com.br

Instituto Cultural Congo Nya

Kalimbaria kalimbaria.blogspot.com

Kalimbaria Musical kalimbariamusical.blogspot.com

Leandro Sega fotolog.com.br/sega122znrj

Marcos Costa Graffiti spraycabuloso.blogspot.com

Mario Bands mariobands.blogspot.com/

Radio Praia do Pontal http://webradiopraiadopontal.blogspot.com.br/

Ras Felipe

Ras Sansão myspace.com/rassansao

Renê Dalton renedalton.com

Revista Negarit facebook.com/pages/Revista-Negarit

Roots Ativa rootsativa.blogspot.com/

Silvana Coelho fotolog.com.br/sicaracoladona

Wallace Bidu wallacebidu.blogspot.com