terça-feira, 17 de junho de 2014

Introdução

O texto abaixo foi originalmente escrito em 2011 para compor a edição especial sobre a Mulher Rastafari da Revista Negarit da Colombia.

No Brilho da Lua: A Mulher na perspectiva Rastafari


Luísa Andrade de Sousa ‘Benjamim’


“Um sinal grandioso apareceu no céu: Uma Mulher vestida com o sol, tendo a lua sob seus pés, e sobre a cabeça uma coroa de doze estrelas.”
 Revelação/Apocalipse (12:1)


Saudações de Luz e Amor a todos os Irmãos e Irmãs espalhados nos quatro cantos, à toda a família Universal de JAH Rastafari, o Deus supremo do Amor.

Antes de mais nada, gostaria de agradecer aos Irmãos da revista Negarit, em especial ao querido Irmão Rafael, que proporcionaram que esse encontro acontecesse. Fico muito feliz pela oportunidade da troca de Amor e Conhecimento. A convite do Irmão Rafael, estou aqui utilizando este espaço para falar um pouco sobre a Mulher Rastafari e o feminino dentro dessa Vivência, a partir da minha experiência até esse momento.

Vivo nesse caminho, me aprimorando há 6 anos, desde 2005. De lá pra cá algumas compreensões chegaram até mim sobre o assunto proposto, e com Todo Amor pretendo compartilhar com os Irmãos e Irmãs.

Em linhas gerais, a Mulher Rastafari é a mulher que busca a essência feminina, o que é o naturalmente feminino, o ser uma Mulher Original, ou, simplesmente, ser Mulher. Não é ser uma forma diferente de Mulher, mas buscar a raiz ancestral do ser feminino. Na vida de tantas mulheres que já vieram antes de nós, nossas antepassadas, vamos buscando a compreensão e o exemplo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

* * * * * * * * Projeto Omega Nyahbinghi * * * * * * * *

O Projeto Omega Nyahbinghi visa ressaltar o aspecto Omega (feminino) do Nyahbinghi.

Nyahbinghi representa VIDA. Princípio sem fim. Representa o retorno à vivência original, a resistência a toda a opressão e dominação, a tudo que nos desvia do caminho da Verdade. A maior representação da Vida é a batida do coração. Nas celebrações Rastafaris os tambores africanos representam através de seus toques a batida do coração-Vida-Nyahbinghi.

Assim, esse projeto consiste em ressaltar e fortalecer o feminino da vivência Rastafari, em elevar e destacar a Mulher Original – Rainha Omega I!

Esse projeto se faz importante pelo grande desconhecimento existente, em especial no Brasil, do que é e de quem é a Mulher Rastafari, e a que essa expressão se refere. O que acaba passando a impressão, para muitos, de que Rastafari é um Movimento especialmente masculino, quando não machista, o que não é uma verdade.

Omega Nyahbinghi é um projeto desenvolvido por Sistas Rastafaris no Brasil.

Objetivos:

Difundir e vivenciar, onde estivermos, os ensinamentos, vida e exemplo de Sua Majestade Imperial Imperatriz Menen I, em Seu aspecto Alfa e Omega, ao lado de Sua Majestade Imperial Imperador Haile Selassie I, Respeito, Equilíbrio, Amor.

Amar a JAH acima de todas as coisas e Amar ao próximo como a nós mesmos: Eu&Eu em JAH RASTAFARI

Ações:

SUSTENTABILIDADE

EDUCAÇÃO

SAÚDE

MÚSICA



Apoiadores e parceiros do Projeto Omega Nyahbinghi:

A Voz do Morro avozdomorro.blogspot.com

Beto Era betotatoo.blogspot.com/

Classe D fotolog.com/classe_d

Cultural Rasta Brasil

Davi Amen daviamen.blogspot.com/

Editora Deriva deriva.com.br

Instituto Cultural Congo Nya

Kalimbaria kalimbaria.blogspot.com

Kalimbaria Musical kalimbariamusical.blogspot.com

Leandro Sega fotolog.com.br/sega122znrj

Marcos Costa Graffiti spraycabuloso.blogspot.com

Mario Bands mariobands.blogspot.com/

Radio Praia do Pontal http://webradiopraiadopontal.blogspot.com.br/

Ras Felipe

Ras Sansão myspace.com/rassansao

Renê Dalton renedalton.com

Revista Negarit facebook.com/pages/Revista-Negarit

Roots Ativa rootsativa.blogspot.com/

Silvana Coelho fotolog.com.br/sicaracoladona

Wallace Bidu wallacebidu.blogspot.com